5.4.06

Resumo da Reunião Camarária - 29 de Março de 2006

Realizou-se no passado dia 29 de Março mais uma reunião ordinária da Câmara, conforme ordem de trabalhos já divulgada.
No período Antes da Ordem do Dia começou a Drª Lisete Romão por pedir explicações sobre o enorme número de processos de particulares em atraso e as razões para tal facto. Queixou-se ainda da falta de informação ou documentação, para uma melhor análise, de alguns processos incluídos na O.T.. Sobre o primeiro assunto foi alegada a dificuldade dos técnicos, às vezes insuficientes, em processarem o desenvolvimento dos processos para que sejam trazidos a deliberação; sobre o segundo assunto, foi prometido melhorar a situação, muito embora, e nas palavras da presidente, os vereadores se possam sempre deslocar à câmara para consulta prévia dos processos.
O vereador Fernando Serpa colocou depois algumas questões. Voltou a referir o problema dos buracos na rua Heróis de Mucaba, em Messines, a seu ver agora pior; a perigosa situação que se verifica junto às obras do novo Jardim da vila; insistiu, mais uma vez, na necessidade de reavaliar a colocação da passadeira junto à Caixa Agrícola e, para terminar, o estado deplorável em que se encontram as ruas da parte antiga de Tunes. O executivo comprometeu-se a analisar os assuntos referidos, embora no caso da passadeira, não parecer haver alternativas, em seu entender.
À minha vez, apresentei os indirectos agradecimentos pela recepção à representação da Fundação al-Idrisi que em 6 de Maio se deslocará a Silves em visita, em contexto de um congresso internacional que se realiza em Umbrete (Sevilha), e durante a qual se fará uma pequena homenagem ao rei-poeta al-Mutamide. Elogiei ainda a iniciativa do lançamento da brochura Percursos Turísticos, uma publicação há muito esperada, mas que sob mais atenta análise revela pormenores criticáveis (sobretudo de ordem gráfica).
Informei os presentes da convocatória da vigília organizada pela Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Silves para o dia 30 de Março, o que me valeu uma interrupção por parte da Drª Lisete Romão que referiu desconhecer tal comissão e os seus responsáveis, perguntando-me se seria legal. Legal ou não, respondi que tinha sido esta comissão que organizara a primeira concentração junto ao Centro de Saúde, bem como a recolha de 2300 assinaturas entregues na ARS.
Finalmente, apresentei a iniciativa deste blogue no lançamento da Campanha pelo Desassoreamento e Despoluição do Rio Arade, recolhendo de toda a vereação o apoio e as respectivas assinaturas, com excepção do Dr. Rogério Pinto, que não esteve presente por razões oficiais.
Terminando este período de Antes da Ordem do Dia, e em resposta (parcial) às minha propostas de homenagem a José Vitoriano e à classe corticeira de Silves que apresentara em reuniões anteriores (fiz duas: uma proposta de homenagem a José Vitoriano pela altura das comemorações do 25 de Abril que foi prometida discutir aquando da proposta de apresentação do programa desse dia, o que ainda não aconteceu!; a outra, para um monumento ao corticeiro a colocar numa das muitas rotundas agora existentes) a Drª Isabel Soares apresentou uma proposta escrita de abertura de um concurso para aquisição de obras de arte alusivas a várias profissões importantes no concelho: o corticeiro (em Silves), o ferroviário (em Tunes) e o pescador (em Armação de Pêra).
Nos outros pontos discutidos, e destacados na apresentação da ordem de trabalhos realizada aqui no dia 29 de Março, houve consenso geral.

Sem comentários: