13.12.06

Espaço de Informação

Aqui fica mais um espaço de informação que diz respeito ao nosso concelho.
Sobre a recente decisão da UE em arquivar o processo contra a Barragem do Odelouca perante as "garantias" portuguesas de que não será usada senão para consumo humano, pode ler no Barlavento e no Diário de Notícias. As reservas dos ambientalistas quanto ao destino da água são expressas no Observatório on line e também no Barlavento e de algum modo sustentadas pelas declarações em sentido oposto do presidente da Associação dos Hóteis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas. No mesmo jornal regional podem conhecer as medidas minimizadoras do impacte ambiental propostas pelo Governo.
Entretanto, fica a notícia de que a Associação Almargem e In Loco irão provomer a via pedestre interior algarvia, a Algarviana, em várias sessões públicas pelo interior. A primeira terá lugar já no próximo dia 17, em Vale Fuzeiros, povoação que será destino também de um passeio pedestre que se inicia a partir do centro histórico de Messines (mais pormenores na página da Almargem). Ah!e para quem tenha medo de se perder, sempre pode ver o concelho em pormenor nas recém actualizadas Cartas Militares de Portugal publicadas on-line pelo Instituto Geográfico do Exército.
Finalmente, e para quem se interesse pelas nossas raízes culturais de matriz islâmica, a notícia no Barlavento do colóquio "Sufismo no Gharb al-Andalus" organizado pelo Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, e que se irá realizar no Instituto Piaget em Silves, no próximo dia 16 pelas 16 horas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uf! já não era sem tempo. Assim, certamente que o lince vai procurar outro habitat nas proximidades. que me perdoem os ambientalistas, mas a água no nosso concelho/Algarve faz muita falta. Já viram os milhares de hm3 que perdemos este ano? Mas atenção que a barragem ainda vai ter os seus contratempos. Primeiro está o TGV e o novo Aeroporto. A menos que o compadre Sócrates tenha prometido a construção da Barragem do Odelouca ao candidato do PS Carneiro Jacinto.Talvez seja esta uma das contrapartidas da sua candidatura...