26.4.08

Reunião Ordinária da Assembleia Municipal - 29 de Abril de 2008

Realiza-se terça-feira, pelas 21 horas do dia 29 de Abril, no Salão Nobre da Câmara, mais uma reunião ordinária da Assembleia Municipal de Silves.
A Ordem de Trabalhos é a seguinte:
1º Período
-Audiência ao Público
2º Período
-Antes da Ordem do Dia
3º Período
-Ordem do Dia
3.1. Análise e deliberação do Projecto de Regulamento de Utilização das Piscinas Municipais de Silves;
3.2. Análise e deliberação de Proposta de adequação à nova alteração do Dec.-Lei nº 555/99 de 16 de Dezembro, introduzida pela Lei nº 60/07 de 4 de Setembro;
3.3. Análise e deliberação sobre pedido de declaração de interesse público concelhio relativo à ampliação de armazém destinado exclusivamente ao armazenamento de produtos fitofarmacêuticos, sito em Lobito, Silves, requerido por Joaquim António Lopes;
3.4. Análise e deliberação da Conta de Gerência de 2007 da Câmara Municipal de Silves;
3.5. Análise e deliberação da Proposta de Aplicação de Resultados;
3.6. Análise do Relatório de Actividades da Câmara Municipal de Silves referente aos meses de Fevereiro e Março do corrente ano;
3.7. Questões a colocar pelos membros da Assembleia Municipal à Câmara Municipal.
P.S. - Fica a novidade, há muito aguardada: o site da Câmara Municipal publicou a primeira acta de uma reunião de Câmara, a do dia 16 de Abril. Veremos se é para continuar. Encontra-a no separador Câmara, Actas.

15 comentários:

Anónimo disse...

Srº Vereador
Manuel Ramos

Não fui a Assembleia Municipal, mas lendo os pontos da ordem de trabalhos e não sendo bruxo
queria referir
1º Ponto aprovado
2º Ponto aprovado
3º ponto aprovado
4º Ponto foi rejeitado, após um debate longo onde ”eu tinha dito e eu tambem tinha dito” deve ter sido o corriqueiro. O que muito me supreende, uma conta de gerencia é um relatório do que se passou no ano anterior ser rejeitado, o significa que não esta bem elaborado. Mas segundo a acta a oposição teceu elogios a quem o elaborou. Por isso não entendo essa votação.
Já o ano passado tambem foi rejeitado, resultado ? Nada aconteceu.
5º Ponto Aprovado
6º Ponto Estranho ninguem aprovar um relatorio de actividades...
Perguntas a Camara a ver se não falho muito:
Os de Messines devem ter referido Rotunda que não anda nem desanda e continua a matar gente, as ruas estão uma desgraça e o Jardim que ainda não está concluido.
Os de Silves, o polis que não acaba as obras e o tempo esta a acabar, os lugares com falta de iluminação, os monumentos nacionais que estão a cair e sem esquecer a zona historica que está que nem no século XVII em terra batida, o teatro que não abre. De Armação caos urbanistico, lixo e mais lixo.
Respostas da Camara está em andamento, não me recordo vou verificar, essa situação estamos a aguardar uma reunião com o Srº ....., a firma falio temos de abrir concurso....
Penso que basicamente foi isso agradecia sua confirmação
Não é por mal mas a politica e os politicos em Silves não tem qualquer interesse. É tudo tão monotono e tão basico.

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Santos

Manuel Ramos disse...

Caro Srº Joaquim Santos,
Começo por acusar e "agradecer" o parágrafo com que fecha a sua participação. Embora não sendo "um político por inteiro" não posso deixar de registar a sua desilusão perante a intervenção política que por aqui se faz, incluindo a minha, porque a tenho. Admira-me que ainda se dê ao trabalho de nos visitar...
Enfim, procurando ajudá-lo na sua curiosidade, no seu interesse pela política e políticos sem interesse, que me desculpe esta minha indomável ironia, passo a responder, mesmo depois do senhor já ter lido a acta(?!?!?!).
Quanto aos primeiros três pontos acertou, mas não era difícil. No quarto, também, embora a conversa não fosse bem assim. E rejeitar uma conta de gerência não parece mal a quem já havia tanbém rejeitado o orçamento. Agora quem o aprova e a seguir rejeita é que merece ser questionado, não lhe parece? Relatório de Actividades aprovado? Já lá não estava, mas segundo penso é meramente apresentado, "dado conhecimento", e não votado! Já nas perguntas à Câmara,tem boa nota. As questões, segundo sei, porque já saíra, andaram por aí.
Faltou referir-se ao período de audiência ao público, com duas importantes intervenções, uma sobre a questão da prevenção dos incêndios e a actuação da autarquia face a uma associação que tem desempenhado importantíssimo papel e outra sobre a situação dos pescadores de Armação. Também, e já no período de antes da ordem do dia, não se referiu à posição assumida sobre o esvaziamento da Lagoa dos Salgados.
Tudo monótono e básico, Sr.Santos. Faltou lá o senhor desta vez para colocar à Câmara, no período reservado à intervenção dos munícipes, a pergunta fundamental.
Já agora, diz-nos qual era?

Manuel Ramos disse...

Desculpe, faltou-me responder aos elogios, que aliás antecipei em reunião de Câmara, e também votei contra. Referem-se à forma de apresentação do relatório, bastante melhorada, e ao facto de, pela primeira vez, e de encontro às críticas que já vínhamos fazendo, o relatório fazer a individualização e análise da evolução do Passivo Corrente nos últimos 3 anos. Por isso sr. Santos, não pelos resultados apurados...

Anónimo disse...

Realmente Sr. Vereador a acta está na página da Câmara, mas a informação referente à Biblioteca continua como no dia em que o site foi inaugurado...
Parabéns à Srª Presidente por cumprir a lei e, já agora, valia a pena actualizar o link da Biblioteca. Se não souberem o que pôr lá, basta só redireccionar para a página da Biblioteca.
Tão profissionais com umas coisas e com outras são mesmo .... poucochinho!

Manuel Ramos disse...

Desculpe, mas a acta a que se refere é de uma reunião de cãmara, não da Assembleia Municipal de ontem à noite, que é o assunto tratado pelo sr. Santos!
O resto não entendi...

Anónimo disse...

Sr. Ramos.
Afinal o senhor absteve-se ou votou contra a conta de gerência?
o senhor diz uma coisa e a acta,diz que foram 4 votos a favor e trés abstenções.
Se estou enganado peço antecipadamente desculpa.

Manuel Ramos disse...

Fui agora ler essa acta,com erros numa das minhas declarações (quando falo em dívida disse 21,5 milhões e não 2) mas não houve três abstenções quanto à conta de gerência. A Oposição votou contra. Onde houve 3 abstenções foi na deliberação quanto à aplicação dos resultados. Mas a propósito dessa acta lembro-me agora que ainda não foi aprovada em reunião camarária, e era por isso coisa não publicável!
Pormenores!

Anónimo disse...

Que grande confusão!
Tanto jurista ... tanto chefe jurista ... Com que então, agora com a pressa publicam as actas antes de serem aprovadas!

Anónimo disse...

Srº Vereador

Sabe porque estou desiludido com a politica e os politicos?
É simples, olho para Lagoa , Albufeira, Portimão, Loulé, estão desenvolvidos e Silves está estagnado no tempo.

Não quero acusar os partidos de esquerda ou de direita, mas ao longo do tempo nada foi desenvolvido.

A quanto tempo os outros municipios tem bibliotecas, auditórios ? E nós só agora ? Não e atraso? A culpa não é dos politicos e dos cidadãos que os elegeram?

Salazar, não educava para manter o povo sem conhecimentos e sem puder de reclamar modernidade logo assimilava o que o estado dava e ainda pulava de alegria.
Se repara aqui passa -se o mesmo. Se não mostrar aos silvenses o que há de novo o povo não reclama e aceita tudo o que os politicos querem.
Se olhar pela historia universal sempre foi assim. Porque razão os Sovieticos ou os talibas não queriam influencia estrangeiras ?

Drº Manuel Ramos
Sugiro que passe pela zona historica e se observar bem pode perguntar de seguida ao Srº Vereador Domingos Garcia:
Porque razão o Srº Domingos Garcia tem um esgoto a ceu aberto a cerca de 40 m do seu gabinete e o mesmo ainda não foi tapado, ponde em risco a saude publica ?
Podia perguntar a Exª Drª Lisete :
Porque razão a Srª sendo médica ainda não viu um atentado a saude publica e ainda não procedeu em conformidade?
E pode perguntar a si
Porque razão passo junto a um esgoto a ceu aberto quando vou para as reuniões de Camara e ainda não reparei.

A resposta e comum e simples ainda não há calor suficiente para cheirar, logo não há qualquer problema.

Gosto vir ao seu blogg caso o Srº maniveste a minha presença ou opiniões inoportunas claro que não virei mais a este local.
Com os melhores cumprimentos
Joaquim Santos

Manuel Ramos disse...

Sr. Joaquim Santos,
Estava a ler o que escreveu sobre o tal de esgoto e a tentar ver onde seria, pois a 40 m do gabinete do vereador Domingos Garcia, ou era na rua da Sé (improvável!), ou era nas Portas de Loulé. E se aí fosse não estava a perceber como ainda não me apercebera! Mas parece-me que sei agora: entre o arquivo e a porta do museu, será? Mas, e tal como diz, esgoto a céu aberto?! Só lá vi uma simples grade de ferro levemente levantada para melhor escoamento das terras do Polis, vindas da cidade acima. Mas se o senhor o diz... Agora, é bom que compreenda que só se todos colaborarmos as coisas se resolvem. Alertou os serviços, fez queixa a alguém? Disse algo ao pessoal do museu ou a quem mais directamente está prejudicado? Queixou-se agora, é verdade, em desabafo, a este vereador sem pelouro.
Confirme-me a localização que sugeri e eu próprio farei queixa.
Combinado?

Anónimo disse...

Exº Srº Vereador

O esgoto que referi situa-se junto a muralha, onde antes estava uns luendros que o Polis retirou para escavações arqueologicas e como resultado ficou o espaço como lixeira.
Para ser mais especifico, ao lado esquerdo da do Edificio da Camara.
Realmente não me queixei, nem vou faze-lo. Apenas alerto por este meio ou por outros. E não o faço porque estar a gastar tempo e depois ser gozado pelos politicos. Não tenho estoufo para isso
Já alguem dizia a fruta cai de podre.
Com os melhores cumprimentos

Joaquim Santos

Anónimo disse...

Bom dia
Depois de analisar o balanço gostaria apenas de fazer um reparo.

A Falência técnica caracteriza-se quando o passivo excede o valor do activo, ou seja, quando o município possui uma situação líquida (capitais próprios) negativa.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Exº Senhor Vereador
Manuel Ramos

Quero agradecer e mostrar o meu reconhecimento pela resolução do assunto mencionado no post anterior. Pois reparei que a situação do esgoto já se encontra solucionado.
Com os melhores cumprimentos
Joaquim Santos

Manuel Ramos disse...

Sem intervenção minha, porque a única coisa que fiz foi visitar o local na manhã de quarta-feira e constatar a situação que desconhecia. Contava apresentá-la na reunião desse dia mas a pesada ordem de trabalhos (acabámos pelas 17 horas)fez-me esquecer o assunto.
Mas talvez a sua referência aqui (este blogue é muito lido pelo executivo, sabe?!) ou a minha presença no local tenham influenciado a positiva alteração. Não interessa, o que interessa é que a situação foi, diz o senhor, resolvida. E, porque o assunto é semelhante, quero aqui agradecer publicamente ao vereador Domingos Garcia, que ainda hoje também, soube responder rapidamente a uma solicitação minha para resolver um problema de saneamento desagradável. Não será assim que se resolvem todos os problemas, mas havendo quem colabore na denúncia, havendo do lado de lá quem queira ouvir e encaminhar apropriadamente as queixas de todos nós, muito se pode alterar. Afinal, e este é sem dúvida um menor denominador comum, todos queremos o mesmo: um concelho onde seja mais agradável viver!

Anónimo disse...

Exº Senhor
Vereador
Os meus sinceros agradecimentos
Joaquim Santos