9.5.10

Uma lição de demagogia













DEMAGOGIA – Discurso ou acção que visa manipular as paixões e os sentimentos do eleitorado para conquista fácil de poder político.

Infelizmente, Demagogia é o que mais se constata hoje em dia na política portuguesa, mas também em alguns actores locais.
Há muitos anos presente na política local, como vereador não permanente da Oposição eleito pelo Partido Socialista, por isso também co-responsável nas decisões políticas que fizeram o destino deste concelho nas duas últimas décadas, o vereador Fernando Serpa aparece agora nos escritos que deixa no seu blogue com imagem renovada e, aparentemente, como alguém que faz oposição política coerente e construtiva, contribuindo - quase parece que "a solo" - para a resolução dos problemas e aceleração das soluções.
Jogo de aparências, fogo-fátuo, demagogia, velhos truques políticos e mediáticos, pouco mais. E é fácil prová-lo, com um simples exemplo, entre outros que já alardeou. Vejamos:
No passado dia 28 de Abril, dia em que a Câmara reuniu, escreveu no seu blogue, a propósito da situação das casas camarárias no Bairro D. Sancho I (Caixa d'Água): "(...) Vem tudo isto a propósito, da interpelação que fiz a quem manda na Câmara sobre o estado dos apartamentos, alertado que fui por alguns moradores.
Primeira questão, de menor importância, mas elucidativa de uma certa forma de estar: este relatório já fora por mim pedido em 25 de Fevereiro, 11 de Março, 25 de Março de 2009, e por aí adiante, sempre obtendo resposta de que estava em elaboração. O Dr. Serpa sabe disso, mas ignorou estrategicamente qualquer referência, como ignorou (melhor, censurou) o que escrevi em comentário ao referido post de 28 de Abril no seu blogue.
Segunda questão, e esta sim, muito mais grave.
O Dr. Serpa publica agora nas vésperas da próxima reunião do dia 12 de Maio, um post em que já canta vitória sobre a resolução do assunto, em hiperbólica forma:
"Acreditem. 
Denunciar, divulgar, chamar as coisas pelas seus próprios nomes...funciona.
Para alguns será coincidência, para outros não
A Verdade é que esta politica do estimulo vitaminado, dá os seus frutos.(...)
No que me toca, continuarei a lutar, com as armas de que disponho, com os resultados que vão aparecendo."
Lindo, dirão alguns, já que é impressionante a capacidade de alterar o rumo das coisas por parte deste nosso vereador.  
Mas vejam-se bem as coisas à lupa, desmonte-se a demagogia, o truque baixo, quem sabe se deformação profissional!?
Se repararem no documento (cliquem na imagem para ampliar) que vem agora a reunião, propondo colocar em concurso público as obras no Bairro, verão que a informação vem da DOM (Eng. Mascarenhas) com a data de 20.4.2010 e é despachada pela Presidente com um "à Reunião" em 21.4.2010. Porém, por qualquer razão, o assunto não foi agendado para a reunião de 28 de Abril. Mas o bem informado vereador (são muitos anos de casa!), sabendo da coisa, não perdeu a ocasião para oportunamente exigir nessa reunião o levantamento dos problemas, depois de ter ficado (pelo menos desde o início deste novo mandato), longos meses calado. Agora que o assunto é trazido no ponto 5.10 da reunião imediatamente seguinte, já no próximo dia 12, como advogado que é induz-nos em raciocínio "causa-consequência", canta vitória e pede loas (“Os residentes do Bairro agradecem, e merecem”). Ao melhor estilo de alguns media que por aí andam e que, já informados da resolução iminente de um problema, sabem que avançar com uma reportagem nas vésperas permite posteriormente aparecer para reclamar louros pela solução.
Assim fez neste, e noutros casos recentes, o vereador. É um velho truque.
Não acredito nesta forma de oposição política. Não abona, nos métodos e nos fins, sobre quem a faz. E se isto é o que faz a Oposição quando não está no poder, imagine-se se estivesse!
Por aqui - e justificando esta intervenção que não me agradou fazer-, mas se impunha a bem da verdade e da boa informação, continuaremos atentos, porque acreditamos que a democracia e a vida autárquica se aprofundam com o acesso à informação. Foi e é, desde o início, o nosso lema.


P.S.- E a propósito, pelo menos do meu estado de espírito, fica o poema:



2 comentários:

Maria Luísa Anselmo disse...

O que somos? O que nos falta?
Ou que lixo nos traga e arrasa?
Sempre a permanência da eterna vítima
e dos poderosos falsos senhores.
E por aí as más trombetas
soam cantam enganam
e proclamam regaladamente
«sem dó nem piedade»
por tão mal tratar
a desejada e saudável democracia
Que por enquanto é apenas
ânsia contra tanto engano
miséria e baixeza.

Maria da Luz disse...

Tudo o que aqui descreve é muito verdadeiro,e não julgue que não temos consciência das jogadas de auto promoção do dr. Serpa.
Deixe-o andar,quanto maior a ilusão que alimentar maior a desilusão que vai levar ...

O PS,em Silves ,não passa de um grupo de manipuladores com necessidade de dar nas vistas,andam a enterrar-se uns aos outros.
O que é tão pobre ,não merece a honra de ,sequer, ser mencionado.

Concentre-se na vossa representante, Rosa Palma,ela sim ,uma pequena esperança que surgiu no meio da podridão que todos conhecemos.


Bom trabalho,força.