29.11.05

2ª Reunião da Assembleia Municipal

Conforme prometemos, aqui fazemos o resumo/comentário da 2ª reunião da Assembleia Municipal de Silves.
A O.T., que já divulgámos anteriormente, foi a seguinte:
1º Período - Audiência ao público
2º Período - Antes da Ordem do Dia
3º Período - Ordem do Dia
3.1. Discussão e Aprovação do regimento da Assembleia Municipal;
3.2. Eleição dos membros da Assembleia Municipal a integrarem a Assembleia Metropolitana do Algarve;
3.3. Eleição do Presidente da Junta de Freguesia que integrará as Juntas de Freguesia do Concelho de Silves no XV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses;
3.4. Eleição do Presidente da Junta de Freguesia para a Assembleia Distrital de Faro;
3.5. Eleição de cidadãos eleitores para integrar a Comissão de Protecção e Jovens de Silves;
3.6. Eleição do representante da Assembleia Municipal para integrar o Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal de Silves;
3.7. Discussão e aprovação das Taxas Municipais do Imposto Municipal sobre Imóveis;
3.8. Discussão e aprovação da Taxa Municipal de Direitos de Passagem e Atravessamento de Sistemas, Equipamentos e demais recursos das empresas - TMPD de 0,25%.

No primeiro período, Audiência ao Público, foram apresentadas questões por um grupo de taxistas e uma representação do Bloco de Esquerda, mas cujo teor esperamos vir a melhor concretizar quando esta acta for publicada em formato digital.

No período de Antes da Ordem do Dia, a bancada PSD apresentou uma declaração de regozijo/louvor ao resultado eleitoral da votação para a Câmara Municipal. Foi ainda apresentada por esta bancada, uma moção contra o hipotético encerramento do SAP do Centro de Saúde de Silves, aprovada por unanimidade, embora com os protestos do PS por essa informação não ter sido fornecida a toda a Assembleia.

O Regimento da Assembleia Municipal, que sofreu alterações realizadas por um grupo de trabalho em que estiveram representados todos os partidos, foi aprovado por unanimidade.

A eleição dos membros da Assembleia Municipal a integrarem a Assembleia Metropolitana do Algarve, contou com a apresentação de três listas regionais(PSD+PS, CDU e BE), sendo a mais votada a lista da coligação do PSD+PS, com 16 votos favoráveis. Este resultado, em conjunto com o das outras assembleias algarvias reunidas à mesma hora, concretizará, usado o método de Hondt, na representação das assembleias municipais na Assembleia Metropolitana do Algarve.

A eleição do Presidente da Junta de Freguesia que integrará as Juntas de Freguesia do Concelho de Silves no XV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses realizou-se entre os presidentes das juntas de freguesia de Silves (Mário Godinho) e de Tunes (José Cebola), sendo favorável ao primeiro com 16 votos contra 13.

A eleição do Presidente da Junta de Freguesia para a Assembleia Distrital de Faro recaiu sobre o Presidente da Freguesia de Pêra, com 19 votos a favor e 10 abstenções.

A eleição de cidadãos eleitores para integrar a Comissão de Protecção e Jovens de Silves deu como resultado a escolha das professoras Paula Torres (proposta pela CDU), Ana Cristina Sousa (proposta pelo PS), do Dr. João Ferreira (proposto pela Assembleia) e Célia Maria Coelho (proposta pelo PSD).

A eleição do representante da Assembleia Municipal para integrar o Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal de Silves recaiu no presidente da Junta de Freguesia do Algôs, Sérgio Antão.

A discussão e aprovação das Taxas Municipais do Imposto Municipal sobre Imóveis e da Taxa Municipal de Direitos de Passagem e Atravessamento de Sistemas, Equipamentos e demais recursos das empresas (TMPD), acabaram por ser os dois pontos de maior discórdia nesta Assembleia Municipal.
Os grupos partidários (CDU e BE) apresentaram propostas quanto à taxa aplicável aos imóveis. O BE além de ter proposto a criação duma comisssão de fiscalização das questões financeiras da autarquia (16 votos a favor e 13 contra do PSD), propôs a redução da taxa de imóveis em 20% sobre o valor máximo proposto pela câmara (0,8% e 0,5%, a última para imóveis avaliados); a CDU propôs a redução destas duas taxas sobre os imóveis para 0,6% e 0,3% (leia-se declaração), respectivamente. Na votação, a proposta do BE não foi aprovada, assim como a da CDU. A proposta da Câmara de fixação da taxa máxima para os imóveis acabou por ser aprovada com os votos favoráveis do PSD, a abstenção do PS (votaram contra na reunião camarária!) e os votos contra da CDU e do BE.
Quanto às taxas municipais de direitos de passagem e atravessamento, a proposta camarária era no sentido da aprovação da taxa máxima (0,25%), o que acabou por se concretizar. Mas com alguma surpresa e até, podemos dizer, estupefacção perante a atitude da bancada PS. Foi apresentada primeiro uma proposta do BE de aplicação de taxa zero que recebeu somente a aprovação da CDU. O PS propõs verbalmente, e inicialmente, uma proposta de suspensão da discussão deste ponto para uma posterior assembleia mas, perante a insistência do presidente da mesa em que esta fosse redigida, pediu um intervalo na reunião para discussão que acabou por daixar cair esta sua intenção, sendo a proposta anteriormente sugerida adoptada e redigida pela CDU que a propôs a votação. Nessa votação, a da proposta de suspensão desta taxa (já que existem ainda muitas dúvidas quanto à sua legalidade ao recair sobre os munícipes e não sobre as empresas de telecomunicações, tendo até a câmara esclarecido, a pedido da CDU, que só teria recebido até agora 1 cêntimo daí!), agora apresentada pela CDU, os votos foram surpreendentes, no que respeita à bancada PS que se dividiu, votando dois elementos a favor e o resto juntando-se à bancada PSD para votar contra essa suspensão. Na votação da proposta vinda da Câmara, a da aplicação da taxa máxima, o PS voltou a dividir-se: os dois elementos que haviam votado favoravelmente a proposta da CDU, votaram coerentemente contra, os restantes elementos simplesmente abstiveram-se. E assim passaram as taxas máximas para estes dois impostos municipais que, no caso da TMPD, até pagamos mais do que uma vez!
Mais detalhes, aquando da disponibilização da acta digital!

Sem comentários: