29.9.10

O IMI em Silves

A reprovação das taxas de IMI, nos valores máximos, apresentadas pela Câmara Municipal de Silves à Assembleia Municipal, ontem realizada em Messines, representam uma primeira vitória (atenção, porque a "bola" volta à Câmara) do bom-senso e um esclarecedor retrato do estado a que chegou o trabalho da oposição socialista no concelho de Silves. Sem liderança, sem ideias coerentes, navegam à vista, hoje dizendo uma coisa, amanhã outra. Nada que nos surpreenda. Basta um pequeno exercício lógico/histórico para ver como estes dois partidos, PS e PSD, navegam as mesmas águas, e bolinam conforme os ventos. Em Lisboa ou em Silves. Por aqui, e só considerando o exemplo actual do IMI, o PSD local fala em inevitável aumento de receitas com base nos impostos (seja o IMI, sejam todas as taxas municipais), o que contradiz as reivindicações ao nível nacional de Passos Coelho, nada  referindo quanto à redução da despesa,  como pede o seu líder nacional, antes pelo contrário, como sabemos bem: o PSD local é nisso igualzinho ao Governo PS (lembrei-me só dos 5 milhões para os carros que darão porrada ao pessoal durante a Cimeira da Nato). Por seu lado, o PS local, que fala em redução das despesas como o Passos Coelho, nada diz quanto às suas opções (tal qual o PSD nacional faz) e vai viabilizando os aumentos fiscais e diz que "está expectante pela apresentação do Orçamento" que foi qualquer coisa que ouvi hoje da boca de Passos Coelho!
Confusos? Não é para menos... 
O povo tem nome para isto, há muito: "farinha do mesmo saco"
E assim tem sido nos últimos anos. Os Orçamentos despesistas, e sem qualquer rigor, fiscalmente penalizadores que nos últimos anos foram aprovados pela maioria PSD, foram todos aprovados pelo Partido Socialista. Votavam depois contra, ou abstinham-se na apreciação de contas de gerência desses mesmos Orçamentos. Política de faz de conta, de pouca seriedade, de hipocrisia. Ainda no ano passado, sem qualquer contra-proposta para o IMI, sem qualquer ideia prévia estudada, e existindo duas na mesa (uma do PSD e outra da CDU), fizeram a quadratura do círculo: ajudaram à rejeição da do PSD, ajudaram à rejeição da proposta da CDU (0,6-0,3) com a sua abstenção, e negociaram um acordo com a vereadora Rosa Palma da CDU para que o IMI ficasse em 0,65-0,35. E vieram à praça reinvindicar que a proposta vencedora tinha sido a sua!  Mas qual? Suprema falta de seriedade.
Para quem falava na intervenção de um comissário político CDU na alteração da sua posição inicial (a bem da sua aprovação e do interesse dos munícipes) da taxa de IMI para valores inferiores aos propostos pela maioria, bem podemos responder que o Partido Socialista bem precisa de um.
Pelo menos para não fazerem as figuras tristes que andam fazendo...
Como outros já disseram: Quo vadis PS?

5 comentários:

Anónimo disse...

Exº Senhores

Se cada funcionário publico desperdiçar uma folha de papel por dia quantas resmas não se desperdiçam? Acontece que cada funcionário deve desperdiçar varias folhas por dia.
Quantas resmas de papel não se jogam fora diariamente sem qualquer utilidade e porque não anualmente?
Quantas luzes (dos computadores, dos monitores, luzes de apoio, Etc ) por todos esses institutos públicos e organismos do estado estão neste momento acessos?
Quando não se esta a gastar diariamente e mesmo anualmente?
Será que colocar painéis solares para converter em energia solar em eléctrica nos telhados de todos os organismos do estado quanto não se ia poupara em electricidade?
Acredito que em Silves o que se gastou no JAZZ ou ópera, dava para fazer esses investimentos.
Aqui a já algum tempo alguém falou em enviar as cartas da Câmara por mail aos munícipes. Porque não implementar isso a todos os níveis? Quanto não iam poupar em correios?
Todos nós recebemos as cartas de pagamento da água por correio porque não por mail, como faz a EDP e mais empresas privadas, quanto não se ia poupar.

Possivelmente o que falta nos executivos camarários é vontade de inovar e poupar.

Com os melhores cumprimentos

Joaquim Santos

Tânia Mealha disse...

O engraçado é que quem apela às paixões e aos sentimentos dos eleitores sãos os membros do PS e PSD Silves tendo acções contrárias ao que pregam e depois chamam demagogos aos outros. Vamos ficando habituados à coerência da incoerência...

josé paulo de sousa disse...

essa do quo vadis deixou-me ... sei lá ... risonho !

Anónimo disse...

Não contentes com a bofetada de luva branca que levaram, vêm agora a terreiro com teorias filosóficas recalcadas de salada russa, atacando tudo e todos, por forma a parecerem que são os detentores da verdade absoluta, impolutos e educadores do povo!

Anónimo disse...

Ri-te...ri-te.