9.12.10

Vergonha!

Faltam-me os adjectivos para qualificar a proposta de transferência de verbas paras as Juntas de Freguesia do concelho de Silves constantes da proposta de Orçamento para 2011. Desproporcionada é pouco, discriminatória é certamente, injustificável também. Até que venha alguém a terreiro explicar-me porque se corta numa freguesia 18,1% (cerca de 14 000 euros) e noutra 51,73% (cerca de 48 000 euros), considero este orçamento, enquanto freguês de uma das freguesias, um atentado à minha concidadania, até mesmo, por atentar contra a igualdade de tratamento, inconstitucional.
Já penalizadas pela redução em 8,6% das transferências directas feitas pelo Poder Central, sofrem agora nesta proposta da maioria PSD um exorbitante corte entre 18,1 % (Tunes) e 51,73 (Silves), quando a redução das transferências para o Município foi de 5%. A Câmara Municipal transfere, "com juros", o que se queixa de sofrer do Poder Central, para as Juntas de Freguesia. Isabel Soares nunca mais terá moral para falar de redução de verbas por parte do Estado, mesmo com acréscimo de competências...
A proposta, aliás, é histórica, porque nunca antes vista: pelo valor das reduções, pela discricionariedade dos valores, pelo escandaloso benefício das freguesias do partido, o PSD (veja-se o curioso jogo de cores!). 

Não fosse serem oito as freguesias, e sete os vereadores, quase parecia que as verbas tinham sido distribuídas pelo método D'Hondt. Mas não, por que se assim fosse as duas freguesias mais populosas, e as três de maior dimensão não estariam, como estão, à cabeça da lista das mais penalizadas.
E como dizia o nosso amigo Francisco Martins, autor do quadro que apresento, este é um orçamento que só passará se, mais uma vez, alguns do meio da tabela gostarem de queijo e, por uma lasca de limiano "venderem" a alma à maioria. 
Não é nada que não tenha já acontecido! 
Vejam também:
- Coisas da Economia, por Francisco Martins
- 25 de Abril, Sempre, por Tânia Mealha

2 comentários:

Anónimo disse...

Citando o Blogue do Sr. Vereador Fernando Serpa, realmente é uma vergonha...

"Traição na Câmara ou falta de coerência da CDU"
"A istória conta-se em poucas palavras. Enquanto o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines se deslocou á reunião pública camarária de ontem, para reclamar justamente o reforço das transferências, não é que , passados alguns minutos e após a sua saída, a CDU, através da sua representante na Vereação, permitiu o pagamento da quantia de € 240 000 a uma sociedade de Advogados de Lisboa.
Como o dinheiro não é elástico, tal quantia podia e devia ter tido outro destino, por exemplo, distribuído pelas Juntas ou pelas Colectividades, ou por qualquer outra necessidade das populações, mas sempre ficando no Concelho.
Meus Senhores, não se pode querer o mundo e o seu contrário, tudo ao mesmo tempo, digo eu.
A Vereação Socialista votou contra."

Camarada Zé da Silva disse...

A CDU tem sido uma vergonha na Câmara de Silves... Onde pára a ideóloga Tânia!?!? Deixem-se de tontices politiqueiras e preocupem-se com as pessoas! aprovam operas, prestações de serviços chorudas e depois dizem que não há dinheiro para as juntas! Ridiculo... Vão se preocupar durante a campanha com o transporte dos meninos das escolinhas e depois lá dentro aprovam mil e uma ilegalidades só porque não piscam nada daquilo e agarram-se em ideotontices politicas!