25.11.07

Espaço Informativo


A imagem do virtual outdoor acima introduz-me na primeira informação que pretendo aqui divulgar. A convocatória de uma reunião e/ou manifestação para as 21 horas de amanhã na Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines para análise e protesto pelas deploráveis condições de acesso em que as Estradas de Portugal há largos anos mantêm a vila de Messines na sua ligação à Estrada Nacional nº 124 . A gota de água aconteceu com a morte de mais um jovem messinense e funcionário da câmara municipal, mas entretanto já outros acidentes se verificaram. A EP já informou a Câmara Municipal da intenção de lançar a obra da construção de uma rotunda para muito breve, e reiterou essa informação à Junta da localidade no próprio dia do acidente. Mas isso não a desculpa da responsabilidade por durante tanto tempo não ter assumido medidas preventivas de minimização desta situação (instalação de semáforos, bandas de desaceleração, sinalização eléctrica). Não pode sequer invocar desconhecimento por este ponto negro rodoviário, variadíssimas vezes notícia. Mas a situação não é só responsabilidade da EP, concessionária da via. Outros pecaram por displicência ou comodismo. Há algo que impeça a CM de instalar, nas vizinhanças destes cruzamentos, publicidade preventiva como aquela que na imagem sugerimos?(ainda não há muito tempo Messines teve direito a vários outdoors com publicidade camarária!) Não há! E nos acessos à estrada nacional (Rua da Liberdade, estrada municipal do Algoz, a jurisdição não é autárquica? E o que foi feito?

Feito este desabafo, e já que falo de Messines, deixo a ligação para uma entrevista realizada pelo presidente da Junta, José Vítor Lourenço, ao jornal Avezinha.

Deixo também informação para outros acontecimentos ou notícias:

- a 1 e 2 de Dezembro a X Expo Ave, na Fissul.

- dia 1 de Dezembro, o seminário "O Infante D. Henrique, Alcaide-mor de Silves", no auditório da CMS (? será o do Museu de Arqueologia?), em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa (ver programa aqui).

- a 6ª edição do “Concurso de Montras de Natal”, a decorrer no concelho de Silves durante o mês de Dezembro.

- Já com alguns dias de publicação, mas mantendo toda a sua pertinência, o artigo do Barlavento com o título "Teatro Mascarenhas Gregório e Biblioteca de Silves fechados até quando?"
Finalmente, fica a informação de que amanhã se realiza em Lisboa, num espaço pertencente à AMAL, mais uma reunião entre o executivo camarário, os representantes da Comissão de Moradores de Vale Fuzeiros, a REN e, espera-se, os organismos dependentes do Ministério da Economia e do Ministério do Ambiente que faltaram à última reunião. Desta vez não estarei presente. Tenho outros compromissos, mas também já duvido das boas intenções da REN, e destas reuniões que parecem cada vez mais servir para protelar uma situação. Esperemos, no entanto, que me engane quanto aos resultados da reunião de amanhã.
A outra informação tem a ver com a reunião pública camarária para apreciação dos planos de urbanização a que já fiz referência e que terá lugar na terça-feira, a partir das 9 horas na CMS.

Sem comentários: