30.9.10

Finalmente!

Apesar de ter sido uma promessa do Dr. João Ferreira para o seu mandato (2005-2009) como Presidente da Assembleia Municipal de Silves, foi uma promessa não cumprida. Embora das mais simples, acrescente-se. Refiro-me à divulgação pública das actas deste importante órgão municipal, ainda hoje dificilmente acessíveis.
Louva-se por isso a iniciativa da "deputada" municipal Tânia Mealha (CDU) que agora nos trouxe ao conhecimento três minutas (ainda não são actas, atente-se, só depois de aprovadas) dessas reuniões. Esperemos que seja possível continuar com essa divulgação, já que por aqui achamos, que "a democracia e a vida autárquica aprofundam-se com o acesso à informação e o debate de ideias que esta pode sustentar".
Fica a ligação aqui, e nas permanentes ligações úteis (Assembleia Municipal - informação), na margem direita desta página.

10 comentários:

Tânia Mealha disse...

Obrigada Manuel. A ideia é ir colocando aqui à medida que vou acedendo. Sigo o teu exemplo.
A informação, já alguém dizia, é uma arma. E além disso a psicologia e a prática política confirmam que gente informada tem mais facilidade em tomar decisões. Coisa importante nos tempos que correm.
E uma vez que é nosso dever dar conta do trabalho para o qual nos elegeram, pois que faz todo o sentido usar todos os meios disponíveis.

Bem hajas ;)

Anónimo disse...

Prestação de serviços jurídicos á PLMJ no montante de € 200 000, acrescido de IVA foi aprovada.
A Vereação do PS votou contra, o PSD a favor e a CDU absteve-se, tendo a Presidente da CMS exercido o seu voto de qualidade???!!!!!???

Manuel Ramos disse...

É, também não gostei, e votaria contra esta prestação de serviços cujos trabalhos são praticamente segredo, mas é assim, os advogados são careiros! "Aguardo", aliás, o pedido que fiz em 2007 a um dos advogados da PLMJ aquando da "auditoria" realizada, sobre a sua própria ilegal forma de contratação por parte do executivo, o que me foi prometido e deveria ser reclamado por quem lá ficou. Também não aceito por ser mais uma adjudicação directa em valores escandalosos, permitida pelas novas regras criadas por este governo PS, que tanto quer agora "poupar" à custa de quem trabalha.
E termino, chamando a atenção para o erro de construção frásica que, assim repetido, desvela o sempre criticável anonimato, pois não é a câmara que presta serviços jurídicos à PLMJ, mas antes o contrário. Rigor, mas sobretudo coragem, para criticar, precisam-se!

Camarada Gaudêncio disse...

A CDU a patrocinar o pagamento de 200,00 mil euros à PLMJ!!! Só mesmo em Silves...Se o ridículo matasse... bem, acho que já estavam todos mortinhos da silva!!! O mais giro é que abstêm-se sobre algo porque não quis saber ao certo o quê que se tratava ou que estava em causa... violação de regras da contratação pública!!! Sr. Manuel Ramos, se você próprio descodificou que a forma da contratação da PLMJ era ilegal, não deu um lamirézinho na sua estimada colega de profissão, a Dr.ª Rosa?!? Isto é uma pouca vergonha, é só texto para enganar o povo, é o que é...

Manuel Ramos disse...

Quando houver reciprocidade na liberdade de escrever comentários no seu espaço, responderei. Até lá, fico aguardando os 9 comentários já censurados, "camarada" Gaudêncio!

Manuel Ramos disse...

E quando o número o justificar, farei um post completo, com imagens e tudo, que provem o que foi escrito mas não passou pelo lápis azul.

Camarada Gaudêncio disse...

Acha assim tanto que o meu lápis azul é igual ao da CDU nos tempos da EX-URSS? De qualquer forma vejo que não respondeu à questão que lhe coloquei, refugiando-se em não questões! Você sabe que quando fala bem, eu publico todos os seus comentários e mais alguns!

Manuel Ramos disse...

Agora que assumiu, mesmo que indirectamente (continua anónimo, malgré tout) a sua identidade, pergunto: que argumentação é essa que começa com a URSS? Isso vem a que propósito? "Argumento" estafado, e escusado, porque bem pode procurar encontrar neste blogue algum elogio à dita cuja...Em segundo lugar, CDU que eu saiba, só há em Portugal e na Alemanha. Na URSS nunca ouvi falar! Tentar colar permanentemente alguém que, como eu, uma única vez se candidatou no seio de uma coligação que admite livremente independentes, além de ser pura demagogia, é pouco sério, e uma forma de agitar consciências bem parecida àquela que faziam as mãezinhas doutros tempos...
Quanto à resposta, claro que não respondi... explicando porquê: quem não ouve, quem não admite sequer a réplica, porque acha que não falo "bem" (seja lá o que isso for?), não está naturalmente interessado, porque se estivesse já a tinha lido no primeiro comentário que aqui fiz.
Felizmente para si, aqui ainda há espaço de antena para todos...

Anónimo disse...

Independentemente do valor pago à assesssoria juridica e essas conversas que estão todas dentro da linha de conduta da Srª Presidente e respectivos colaboradores, tive acesso à ordem de trabalhos de uma das reuniões de Câmara (salvo erro 29/9) e verifiquei com grande espanto que o ponto 6.18 tratava de um parecer sobre a legalidade (não sei se é este o termo juridico) de um procedimento antigo : recepção de emolumentos e dividendos resultantes das escrituras e das execuções fiscais, que são partilhados por funcionários, sendo a maior fatia para a directora de departamento e chefe de divisão respectivas.
Ora nesse documento, tomei conhecimento que a ATAM terá produzido um parecer onde terá concluido que a recepção destes emolumentos e verbas resultantes desta actividade seria ilegal.
Até aí tudo bem... Mas qual não é o meu ESPANTO, QUANDO VERIFICO QUE O PARECER APRESENTADO À CAMARA FOI PRODUZIDO PELAS DUAS PESSOAS QUE MAIS RECEBEM, isto é, PELA DIRECTORA DE DEPARTAMENTO E PELA CHEFE DE DIVISÃO JURIDICA.
Eu posso ter a mania que sou sério ... mas francamente esta gente brinca, goza, com os vereadores (principalmente os da oposição) e com o populaça deste concelho (Sim porque o dinheirinho vai para Monchique e Portimão) .
Já agora, quanto é que estas meninas levam para casa no final do ano? Os cortes não chegam aqui? Estes emprego são do melhor que há porque nas horas de serviço recebem mais dinheiro por trabalhos prestados e que obrigatoriamente devem fazer...
Vamos ver se me entendo: essas brilhantes juristas recebem o ordenado e depois recebem o dinheiro do trabalho que fazem.
E depois as pessoas falam... falam dos outros ... destes não, porque se matam a trabalhar...
Não posso deixar de solicitar um esclarecimento à Drª Tânia dada o seu manifesto dinamismo.
Obrigado.

Manuel Ramos disse...

Pertinente observação...!