18.1.11

Espelho meu, quem é mais Oposição do que eu?

"Aparentemente, a dinastia soares faz pela vida e assim amanhã organizou uma pequena manifestação á aporta da Câmara, contra a decisão que tomei na rejeição do orçamento.
Instrumentaliza-se, mente-se e procura-se recolher dividendos político-partidários á custa de pessoas que apenas querem trabalhar.
"
A frase não é minha. Nunca consegui em 4 anos de mandato, em que sempre votei contra, rejeitar um orçamento. É de um dos quatro vereadores da Oposição que rejeitaram a proposta de orçamento na Câmara Municipal de Silves. E contem elementos, na parte final, que já ouvi em qualquer lado...
Adivinhem qual, ou antes, quais?

Reunião da Câmara Municipal de 19 de Janeiro de 2011

Realiza-se amanhã mais uma reunião ordinária do plenário municipal da Câmara de Silves. Ainda sem orçamento para 2011 aprovado, a reunião tem outros assuntos em agenda. Aqui apresento a ordem de Trabalhos (extensíssima no que respeita  a Obras Particulares).

P.S.- Foram abundantes hoje as notícias, envolvendo a "questão orçamental". Aqui deixo as ligações:
- Notícia sobre comunicado do PCP no Região Sul e no Observatório do Algarve .
- Reacção do líder da concelhia PS após não aprovação do Orçamento no Região Sul .
- Coordenador autárquico do PS-Algarve vem em defesa da vereação socialista, no Barlavento.

17.1.11

Faces da mesma moeda

Tal como já uma vez aqui escrevi, a novela da aprovação do Orçamento de 2011 para o concelho de Silves, assemelha-se em muito, ainda que às avessas, às negociações que precederam a aprovação do Orçamento de Estado ocorrida no último trimestre de 2010. Os protagonistas, simplesmente, estão em partidos políticos diferentes. Mas a palhaçada é a mesma, os argumentos invocados são os mesmos, ainda que vindos de outras bocas, e nada do que é essencial é discutido ou formulado. No fim, e passo o pleonasmo, o final será exactamente o mesmo: a aprovação de um orçamento que não presta por aqueles que, querendo passar a ideia de que dele não gostam, a única coisa que não querem é que os outros pensem que a ele estão ligados. 
Mas vejamos o que dizem os "maus" da fita: o Partido Socialista, ou o vereador Fernando Serpa, que não sendo cabeça de lista parece assumir-se como porta-voz do partido, garante que aprova o dito orçamento desde que este tenha "rigor, transparência e seriedade". Bonitas palavras, mas vagas em conteúdo e em propostas concretas. Por outro lado não explicam o seu, e do seu partido, sentido de voto em outros orçamentos anteriores apresentados pelo PSD, igualmente pouco rigorosos, pouco sérios e pouco transparentes. Foi certeiro Helder Nunes, quando escreveu:
"(...) Por outro lado, há lutas internas no seio do PS silvense para alcançar protagonismo e um lugar de liderança, que permita vir a ser o escolhido como candidato nas próximas eleições autárquicas."
Por seu lado, a vereadora Rosa Palma da CDU, tem uma questão não resolvida, e que o PS (sabe-se lá porquê!) não sublinhou durante este filme: as transferências para as juntas de freguesia lideradas pela coligação que integrou, e que são as maiores e mais populosas, têm uma redução escandalosa nas suas transferências da Câmara que, em média, é de 45,5% (o PSD tem 8,57% e o PS 20%). Enquanto isso não for atendido, Isabel Soares não pode vir dizer que ouviu a Oposição. É injusto, é inédito, é inexplicável. Nem o PSD regional pode vir em sua defesa, porque da missa não sabe - ou não quer saber - metade e já mostrou como actua, em sede de Orçamento de Estado e, assim, de seriedade também "estamos conversados":
«Como é que o Partido Socialista é capaz de exigir ao PSD que, por exemplo na questão do Orçamento de Estado para 2011, tenha sentido de Estado e depois conviva bem com situações como esta? Torna-se claro que, independentemente de ser uma questão local ou não, o Partido Socialista tem dois pesos e duas medidas, conforme está no executivo ou na oposição. Quanto à seriedade política, parece que estamos conversados» (Luís Gomes, líder do PSD Algarve em jornal Barlavento)

Termino como comecei, realizando um divertido exercício que resume as diferenças/semelhanças entre as duas faces da mesma moeda.

13.1.11

Não, assim não...

Não, ainda não foi desta que houve orçamento.
Duas reuniões preparatórias não chegaram para que este executivo PSD entendesse o que é verdadeira negociação de um orçamento, para o qual não tem maioria qualificada para aprovar.
Nem me reporto ao que já vi sobre transferências para as associações e colectividades. Uma breve análise constata inúmeras perplexidades...
Basta fixar-me nas transferências para as freguesias, cuja análise tenho seguido. E é hilariante, no mínimo, verificar as alterações que se têm feito ao longo das três propostas já apresentadas, a última apresentando ainda uma perda de cerca de 208 000 euros face a 2010, ou seja, 25%, ainda que os cortes da Administração central fossem de 5%. Baralhar para ficar tudo na mesma, ou pior, baralhar para agravar a situação de desigualdade e de tratamento privilegiado de algumas freguesias de certa cor. Da primeira para a terceira proposta subiram-se cerca de 88 000 euros mas a distribuição destes continuaram desiguais.
Aqui vos deixo com o último quadro, em que podem constatar as variações entre as três propostas já feitas, e o resultado final que deixa as freguesias PSD novamente nos primeiros lugares (excepção a Armação), e as CDU (as maiores em área e população) nos últimos. Se formos a médias, os resultados são gritantes: comparativamente ao orçamento de 2010, as freguesias do PSD perdem 8,57%, as do PS 20% e as da CDU 45,5%. São números interessantes e que gostava ver explicados porque, dizem, contra números não há argumentos...
(clique para ampliar)
P.S.1 (14.1.2010) - Chamo a vossa atenção para o facto de ter já incorporado nesta tabela as verbas transferidas para as freguesias como comparticipações da CMS para a realização de vários eventos. Para Alcantarilha e S. Bartolomeu de Messines mais 4 000 euros para a realização da Feira dos Frutos Secos e Semana Gastronómica, respectivamente; para o Algoz, Pêra e S.Bartolomeu de Messines mais 5 000 euros para aquisição de varredora, aquisição de Bobcat e aquisição de viatura ligeira de mercadorias, respectivamente. Segundo sei agora, não foi incluído para Pêra o subsídio à realização da Feira do Petisco, provavelmente de 4 000 euros, o que, a incorporar, colocaria Pêra no 2º lugar das freguesias que menos dinheiro perdem, logo a seguir ao Algoz.
P.S.2.- Chamo também a vossa atenção para o segundo comentário a este post e à resposta que lhe dei, já que os valores ali apresentados muito ajudam a compreender a injustiça desta proposta de transferências para as Juntas e, em minha opinião, desde logo inviabilizam a aprovação deste orçamento.
Aqui fica a ligação directa aos comentários.

11.1.11

Orçamento: sim ou não?

Realiza-se quinta-feira, dia 13, a reunião extraordinária em que o principal assunto voltará a ser a aprovação, ou não, do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para o Concelho de Silves em 2011.
A presente proposta, reelaborada pelo executivo permanente após dois chumbos em plenário camarário, será agora analisada à luz das críticas que a oposição manifestara. Responderá a elas? É a grande questão.
Aqui fica a Ordem de Trabalhos: