5.7.09

Manif. do Castelo

Prometera aqui manifestar-me durante a inauguração das incompletas obras de requalificação do Castelo de Silves, e assim fiz.
Não podia calar a minha indignação perante mais uma inauguração "precoce", cujas obras não estão nem a 80% completas, passados que são 7 anos sobre o seu início.
Para mais, não me conformo com a falta de oportunidade desta inauguração, considerada a situação em que se encontram as obras urbanas no Centro Histórico da cidade e os prejuízos que causam aos seus moradores, e a proximidade de eleições autárquicas. É uma questão de pudor e o Presidente da República, informado estivesse, deveria ter-se abstido de a branquear. Por isso qualifiquei a cerimónia de fantoche e mera encenação.(leiam noticia no Público deste Domingo*)


Abaixo fica o comunicado que distribuí e entreguei ao PR.

Ficam também os cartazes que eu, o António e o Frederico carregámos e deram voz aos silenciados.


Afinal, ainda há Direito à Indignação!
* e o artigo do Público:
Cavaco acusado de 'branquear' obras esquecidas em Silves
05.07.2009, Idálio Revez
Três elementos da CDU, à porta do castelo, indignados por ter sido mostrado ao chefe do Estado apenas a face restaurada da cidade
A inauguração das obras de requalificação do Castelo de Silves marcou o início da pré-campanha eleitoral autárquica este fim-de-semana, no Algarve. A CDU manifestou oposição à maioria PSD que dirige o município, enquanto PS e Bloco de Esquerda foram ver o ambiente. O Presidente da República recebeu as chaves da cidade e mostrou agrado pelo que viu no monumento, mas a oposição alertou que o centro histórico "continua esquecido", como as obras do Polis."Uma excelente requalificação, um grande investimento turístico e cultural que se insere no dinamismo da bacia do Arade", elogiou Cavaco Silva. O vereador Manuel Ramos (CDU) lamentou a "pomposa e precipitada inauguração" da recuperação das muralhas - investimento de 1,5 milhões de euros. Pouco antes da chegada do Presidente da República, três comunistas reclamam o "direito à indignação". Cartazes lembram o que "falta inaugurar": "Aqui ao lado a cultura foi posta na gaveta desde os anos 90".Ao entardecer de sexta-feira, Cavaco Silva entra no castelo. Antes, recebe e agradece um folheto entregue pelo vereador. Meia hora antes, o deputado municipal do Bloco de Esquerda, Carlos Cabrita, esteve num café próximo inteirando-se do que se iria passar. Mas para não entrar no "filme" da inauguração desculpou-se de que estava vestido de forma demasiado informal, em calções.A presidente da câmara, Isabel Soares, que dirige os destinos do concelho há quase 12 anos, destacou a "presença muçulmana, marcante e ainda viva", como forma de afirmação da cidade, projectada num futuro virado para o sector do turismo. A candidata do PS à presidência da câmara, Lisete Romão, entrou na festa, mas à saída fez questão de deixar no ar uma pergunta: "Gostaram da campanha?"No exterior, na esplanada do Café D. Sancho, Jorge Penisga vê passar os carros da comitiva e hesita, se deve ou não, assistir à cerimónia. "Talvez vá ali ver aquilo", admite. A mulher lamenta o atraso nas obras de restauro da sé e o encerramento do monumento. O vereador Manuel Ramos, por seu lado, critica o facto de as paredes terem sido pintadas. "Trata-se de um edifício do século XV, é a primeira vez que é pintado. A cal é o material recomendado, pois permite às paredes respirar", justificou.A dona do estabelecimento junta-se às criticas, mas por outra razão: "Uma das minhas duas filhas vai casar e não se pode casar em Silves". A sé está encerrada e a Igreja da Misericórdia, explica a comerciante, está com uma exposição do programa Allgarve. A mulher de Jorge Penisga, enquanto o marido troca opiniões sobre a intervenção da cidade, confidencia a uma amiga as peripécias do gato: "Apanha osgas, pardais e até melros - nunca vi um bicho daqueles".

20 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela sua atitude e coragem. Julgo que a sua acção foi em nome de muitos, de uma parte bastante significante do nosso concelho. O receio de represálias impôe o silencio. Em nome de muitos pensamentos e de gritos mudos O MEU OBRIGADO.

José

Manuel Ramos disse...

Concordo consigo, e agradeço!

Maria Albertina disse...

O Senhor Vereador esteve bem!!! Graças a si, pode-se afirmar que a CDU capitalizou na recepção ao Sr. Cavaco Silva!

Manuel Ramos disse...

Não se trata de capitalizar. Trata-se de não engolir sapos e ficar calado. Mesmo que não fosse de momento vereador pela CDU, estaria lá na mesma. Como estarei, ainda que já "reformado" dessa condição, sempre que as coisas por aqui me revirarem "as tripas"!

Anónimo disse...

Á D. Isabel a dar a volta ao povo...

Até o Presidente da Republica cai nas suas danças ou desesperos de quem já começa a ver o poder a fugir.

Daqui até Outubro vai ser um ver se te havias de almoços de velhotes, no entanto até esses já estão engasgados de tanto fazer que se faz e tanta coisa por explicar...


Espero que se ponha um ponto final nesta arrogância e prepotência de quem governa somente para os votos e levou o concelho á RUINA E VERGONHA de subendividamento, espero que abram os olhos pois qualquer um é melhor que o que temos agora...

Anónimo disse...

A minha insignificante opinião é de que não devem fazer comentários que possam por em causa a honestidade e integridade do Senhor Presidente da República que, de boa fé, correspondeu ao convite para a inauguração das obras inacabadas.

Da parte do executivo deveria ter havido o escrúpulo de não arrastar o Senhor Presidente para uma situação tão insólita e incómoda.

Tudo o que tem sido referido, quanto à actuação deste executivo, dispensa mais considerações.

Silves merece melhor futuro e para que isso aconteça é necessário que os Munícipes façam justiça, com suas próprias mãos, apondo a "cruzinha" ho candidato que tenha dado provas de que é íntegro, honesto e defensor dos interesses dos Munícipes e não está lá para fazer fretes e tomar decisões apenas em benefício de amigos, compadres e outros que tais.

B A S T A.

Anónimo disse...

Concordo com o Sr. Vereador nesta matéria, acho que tem toda a razão. Basta passear pelas ruas de Silves para constatar.

Agora a minha pergunta, porque não é candidato este ano?
A sua não candidatura e falta de explicação para a mesma faz correr rumores de que se está a guardar para as próximas eleições, quando a actual presidente não poderá ser candidata.

Para defesa do seu bom nome podia esclarecer este assunto. Pois são muitos aqueles que comentam este tema nas ruas de Silves.

Abraço, e continuação de bom trabalho.

Rui

Manuel Ramos disse...

Caro Rui,
Em primeiro lugar, quero agradecer o apoio implícito nas suas palavras. Nada mais gratificante quando assumimos atitudes ou posições menos "normais".
Quanto à sua pergunta:
Em primeiro lugar, talvez tenha razão quando diz que já deveria ter feito esclarecimento público das razões que me levam a não integrar quaisquer listas às eleições autárquicas de 2009. Devo isso aos que me acompanharam e deste sempre me demonstraram o seu apoio e solidariedade.
Sem prejuízo do que a seguir vou adiantar, talvez o faça de forma mais formal um destes dias.
As razões desta minha recusa são várias: cansaço por quatro anos de solitária oposição (ser vereador sózinho não é o mesmo que estar acompanhado),dedicada, sempre sujeito a dissabores (conheci pela primeira vez os tribunais); noites perdidas em pesquisas e estudo, preparação de reuniões, postagem neste blogue; faltas ao trabalho, demasiado envolvimento emotivo em assuntos em que os principais interessados pouco se interessam depois; pouca disponibilidade para os meus verdadeiros interesses que são a história, a cultura e a educação; para a minha vida pessoal e para a minha família; e, claro, conhecendo como conheço a real situação política, e económica/financeira do concelho, considerar que quem a este ponto nos trouxe terá também agora que assumir responsabilidades quanto às soluções, e que infelizmente já se projectam para 2019(prazo dos empréstimos para pagamento a credores). Não tenho vocação para gerir cenários comprometidos à partida por terceiros e, depois, vir ainda a ser responsabilizado pelos mesmos (em Oposição) por situações que de todo não são da minha responsabilidade. A maioria PSD neste concelho deixa uma pesada herança e eu, que aqui e não só, tenho pregado no deserto, não tenho vocação para mártir.
E passo o desabafo, que é sincero!
Mas não pense que abandonarei a minha atitude. Irei continuar a intervir politicamente até morrer. Está-me nos genes. Mas agora não me apetece mesmo fazer política por obrigação. Dou lugar a outros, por sinal bem bons, passo a publicidade!

Paula Bravo disse...

Manuel

Parabéns pela tua frontalidade, coragem e coerência. Qualidades raras, gestos pouco comuns.
Concorde-se ou não, goste-se ou não, independentemente de partidos, pessoas ou interesses, o concelho só tem a perder se saíres do executivo municipal.

Manuel Ramos disse...

Obrigado, Paula!, pelas tuas palavras.
Perde-se um vereador, ganha-se um colaborador, quiçá?
Tu o dirás...

Anónimo disse...

Caro Vereador
É pena a seu abandono, porque deixamos de ter acesso às matérias discutidas nas reuniões de vereação e assembleias municipais que nos interessam a todos.
Quanto às obras do Castelo, é mais do mesmo;Armação,frente mar, vergonhoso;Silves centro histórico 7 anos sem obras e sem ninguém dizer nada, população interessada... medo!?
Alcantarilha e Pêra pressão urbanistica.
Algoz,Tunes, Messines e S.Marcos devotadas ao abandono.
Triste,ao que o nosso concelho chegou.
Saudações democráticas

Anónimo disse...

O 1º comentário a este post falava no medo e nas repressálias.
Para que conste muitos dos funcionários da cms efectivos e a contrato já foram havisados que Domingo era o dia de jantar com a madrinha. "Saiam cedo da praia, não arranjem desculpas porque a DRª durante o jantar vai dar a volta pelas mesas e gostava de vos ver lá".

Jose

Sid Vicious disse...

Será que a Dr.ª Soares vai punir ou exercer represálias sobre os funcionários que não comparecerem ao seu jantar de candidatura? Já agora, correm boatos que o Sr. Pontes vai ser vereador... já agora também se colocava a Sr.ª Pontes como directora ou vereadora de alguma coisa, pois ela merece...

Luís Cruz disse...

Sr. Vereador,

Julgo que o Sr. deveria confrontar a Sr.ª Soares com a barracada do Salt Beach Club... primeiro, ela diz aos promotores para avançarem com o projecto e, ao que parece, com as obras, e depois quando a Almargem aparece, já vem dizer que não sabia de nada e que não vai haver Beach Club pa ninguém... É o mundo das contradições e dos equivocos da Dr.ª Soares...

Qual é a sua posição Sr. Vereador!? Fico triste pelo senhor não continuar, porque vamos deixar de saber o que anda a ser feito nas reuniões da camara, se não fosse o senhor, era tudo secreto...

Manuel Ramos disse...

Claro, tenciono fazer isso. Até porque, mais uma vez, das duas uma: se a obra está licenciada foi sem passar em reunião camarária, o que é estranho, já que por lá não faltam habitualmente licenciamentos de muros de suporte, vedações e outras obras de "extrema" relevância urbanística. Agora quando são como estas, fico a saber, como o senhor, pela comunicação social.
É a "política de verdade"!

Anónimo disse...

É a "política de verdade", de incoerência e de "transparência" "opaca" do executivo liderado por Doutora Isabel Soares.
O mais grave é que poderemos vir a ter mais quatro anos de analfabetismo e incompetência à frente dos destinos do Concelho.
Silvenses, façam justiça com as
vossas próprias mãos, colocando a cruzinha em qualquer candidato. mas NUNCA em Isabel Soares.
A sua eventual vitória será a continuação do enorme pesadelo que se vive no Concelho de Silves, onde o medo avança a passos largos.
O Concelho está a empobrecer, dia após dia.
É necessário inverter esta triste e lamentável situação.
B A S T A

Anónimo disse...

Nos comunistas é que jamais votarei.
No entanto reconheço todo o valor ao vereador.
Cumps

Viva a Silves!

Tânia Mealha disse...

Caro Manuel Ramos,

o concelho onde vivemos é como o mundo, estranho. Acabo de ver um post no meu blog de um fulano anónimo do PNR que até dá desgosto, depois um a reconhecer o teu trabalho mas a dizer que não pode realmente reconhecê-lo. É mais de boca. Em actos não pode reconhecer. É o medo de que toda a gente fala nos entremeios, mas que não consigo ver espelhado em lado nenhum. Que raio, mas a mulher e o seu executivo são assim tão mais poderosos que os cidadãos que habitam no concelho?!
Não ouviram dizer ainda que a união faz a força, nunca experimentaram na vossa vida unir-se face a uma causa e chegar a bom porto?!
Se não querem trabalhar para a senhora não votem nela. Se não gostam dela digam-lhe. Se ela vos pressiona de algum modo denunciem. Não usem é mais desculpas para legitimar a violência de que dizem sofrer, e nunca sair dela. Isso é masoquismo, e há por aí muito sádico que precisa disso pra se divertir e vingar na vida.

Um último aspecto. Há que respeitar as decisões das pessoas. Não continuas no executivo mas para fazer frente seja a quem for não precisas de executivo nenhum. Só continuar a lutar como fizeste até aqui. Era bom que as pessoas usassem a inspiração que dizem que lhes deste e fizessem como tu. Que não esperassem como sempre fazem que alguém resolva por elas. Agir é uma escolha individual, como o é não fazer nada. Não podem participar muito, já era óptimo que votassem em quem os defende.

Continuação de boa luta. Não querendo ser muito Sun Tzu é, de facto, na luta que se conhecem os homens e as mulheres.

Beijinhos.

Manuel Ramos disse...

Obrigado, Tânia!

Joaquim Santos disse...

Exº Senhor Vereador

Posso não concordar consigo a nível político e ideológico porque por conhecimento do mundo sou apologista da liberdade de cada indivíduo e não da liberdade imposta pelo estado, mas neste caso sou obrigado a dar os meus sinceros parabéns ao Srº Vereador.
Pela audácia e acima de tudo coerência o que tem sido um bem raro nos políticos da cidade de silves.
Por isso e porque todos se dizem possivelmente coerentes façam como fez uma candidata. Registem em notário as vossas promessas, mas com uma promessa não vale pedir favores as entidades para arrastar as irregularidades.

Com os melhores cumprimentos

Joaquim Santos