17.1.11

Faces da mesma moeda

Tal como já uma vez aqui escrevi, a novela da aprovação do Orçamento de 2011 para o concelho de Silves, assemelha-se em muito, ainda que às avessas, às negociações que precederam a aprovação do Orçamento de Estado ocorrida no último trimestre de 2010. Os protagonistas, simplesmente, estão em partidos políticos diferentes. Mas a palhaçada é a mesma, os argumentos invocados são os mesmos, ainda que vindos de outras bocas, e nada do que é essencial é discutido ou formulado. No fim, e passo o pleonasmo, o final será exactamente o mesmo: a aprovação de um orçamento que não presta por aqueles que, querendo passar a ideia de que dele não gostam, a única coisa que não querem é que os outros pensem que a ele estão ligados. 
Mas vejamos o que dizem os "maus" da fita: o Partido Socialista, ou o vereador Fernando Serpa, que não sendo cabeça de lista parece assumir-se como porta-voz do partido, garante que aprova o dito orçamento desde que este tenha "rigor, transparência e seriedade". Bonitas palavras, mas vagas em conteúdo e em propostas concretas. Por outro lado não explicam o seu, e do seu partido, sentido de voto em outros orçamentos anteriores apresentados pelo PSD, igualmente pouco rigorosos, pouco sérios e pouco transparentes. Foi certeiro Helder Nunes, quando escreveu:
"(...) Por outro lado, há lutas internas no seio do PS silvense para alcançar protagonismo e um lugar de liderança, que permita vir a ser o escolhido como candidato nas próximas eleições autárquicas."
Por seu lado, a vereadora Rosa Palma da CDU, tem uma questão não resolvida, e que o PS (sabe-se lá porquê!) não sublinhou durante este filme: as transferências para as juntas de freguesia lideradas pela coligação que integrou, e que são as maiores e mais populosas, têm uma redução escandalosa nas suas transferências da Câmara que, em média, é de 45,5% (o PSD tem 8,57% e o PS 20%). Enquanto isso não for atendido, Isabel Soares não pode vir dizer que ouviu a Oposição. É injusto, é inédito, é inexplicável. Nem o PSD regional pode vir em sua defesa, porque da missa não sabe - ou não quer saber - metade e já mostrou como actua, em sede de Orçamento de Estado e, assim, de seriedade também "estamos conversados":
«Como é que o Partido Socialista é capaz de exigir ao PSD que, por exemplo na questão do Orçamento de Estado para 2011, tenha sentido de Estado e depois conviva bem com situações como esta? Torna-se claro que, independentemente de ser uma questão local ou não, o Partido Socialista tem dois pesos e duas medidas, conforme está no executivo ou na oposição. Quanto à seriedade política, parece que estamos conversados» (Luís Gomes, líder do PSD Algarve em jornal Barlavento)

Termino como comecei, realizando um divertido exercício que resume as diferenças/semelhanças entre as duas faces da mesma moeda.

14 comentários:

Nortadas disse...

Isabel Soares ouve todos, pura e simplesmente a má formação da sra. não lhe permite levar em conta o que ouve.
Isto não é novidade para ninguém, muito menos para o dr. Manuel Ramos.
Quanto a este post,de desejar seria que o sr. Se concentrasse no que realmente interessa, que não é quem é ou deixa de ser porta-voz do PS,muito menos os problemas internos que o mesmo partido poderá ter ou não.
Dr. Manuel Ramos ligados ao orçamento estão todos os membros da oposição, o que esperamos é que agora que Isabel Soares perdeu a maioria absoluta, o rigor a transparência e a serirdade sejam possiveis.
Se são palavras vagas em conteudo,na sua opinião, devo dizer-lhe que vago em conteudo é também o teor deste post,que mais não faz que mal dizer e direccionar culpas com o objectivo de enfraquecer a oposição que deveria estar unida para defender os interesses dos municipes,há muito tempo, absolutamente esquecidos.
Todos estamos cansados de saber que Isabel Soares não ouve ninguém, não será este o mal do orçamento?
O que sugere este post, que a vereadora da CDU ,apresentou propostas que não foram levadas em conta?
Estará o sr. a procurar soluções para os hipotéticos problemas do PS ou preocupado em vislumbrar a melhor solução para o concelho de Silves?
Vago em conteudo este post. dr. Manuel Ramos,falta-lhe a objectividade, as intenções estão bem evidentes...

Anónimo disse...

Felizmente existe a CDU que é um exemplo de rigor e isenção, para nos levar a Porto seguro.

Anónimo disse...

Será que a CDU nos consegue retirar dos escombros?
A tempestade foi muito forte.

Sustelo Santos disse...

O conteúdo deste artigo é em tudo idêntico ao modo de actuação de quem manda na Câmara!

Não tem nada para dizer, mas tem que dizer alguma coisa!

Vai daí, socorre-se dos desenvolvimentos jornalísticos para tentar sobrevalorizar hipotéticas divisões internas no Partido Socialista local.

Estranho é, que não tenha completado o folhetim com outras cenas também vindas a público ... Deverá estar a guardar-se para melhores oportunidades!

Para seu esclarecimento, o cavalo de batalha do PS, perante quem manda na Câmara, não são mais ou menos montantes transferidos ou a transferir para as Juntas CDU que foram ostracizadas no orçamento para 2011.

Esse é, e será um problema do conjunto de todas as Juntas de Freguesia do concelho, com maior ou menor gravidade, consoante as verbas propostas.

O leitmotiv de toda esta questão é a mudança de paradigma para a gestão camarária, que engloba o Plano de Actividades e todo o montante das verbas envolvidas para a sua concretização, o que no fundo se resume ao desenvolvimento que se pretende para o futuro do concelho.

Se ainda não percebeu isso, é lamentável ...

Manuel Ramos disse...

Em resposta a Sustelo Santos só direi:
1. Não é relevante dois presidentes de junta do PS colocarem a hipótese de se demitirem?
2. Se são ou não divisões no PS pouco me importa, isso sempre foi a história do PS local.
3. A comentadora coloca a questão como hipotética, o que é menos do que eu dizer nada, já que descredibiliza um facto. Ou a reunião da concelhia com o responsável regional foi só um chá das 5?
4.Ainda bem que confirma que realmente a situação inédita das transferências para as freguesias não preocupa o PS. Reforça o que sempre pensei, e explica a posição dos citados presidentes de Junta.
5.Finalmente, vir dizer que o leitmotiv desta posição envolve a necessidade de mudança de paradigma desta gestão é para rir. Não conheceu certamente nenhum orçamento anterior dos vários mandatos PSD, nem a posição de voto do PS em Câmara e na Assembleia sobre eles. Eu, que nada percebo, pelo menos, e enquanto lá estive, nunca votei favoravelmente um orçamento PSD 8faça uma pequena pesquisa histórica por este blogue). Irresponsável foi o que me chamaram membros do PS e outros da imprensa local, então amiga da Câmara. E os valores irrealistas, de receita e despesa, os planos de actividades que se arrastavam anos e anos, eram bem mais fantasiosos do que são hoje. E a dívida a fornecedores? Essa já ultrapassava mais de metade da receita: 27 milhões. Onde estava o PS nessa altura e a solidariedade oposicionista?

Nortadas disse...

O dr. Manuel Ramos está verdadeiramente obcecado pelo PS, ou pelo veredor Serpa, que tem tido muito protagonismo aqui no seu blog.
Não se preocupe tanto,garanto-lhe que antes de virem ao seu blog,vão ao do vereador Serpa, é absolutamente desnecessário dar tanta atenção a este sr.Está a fazer do homem uma "estrela".

A grande questão do momento, no concelho de Silves, é o orçamento da C.M.S.,este é o assunto do momento, já foi chumbado três vezes.
A presidenta, que tão bem conhece, recusa negociar com a oposição, PS e CDU.

A grande questão é a atitude da presidenta, ou não?

A actualidade,poderá significar uma mudança em beneficio da população, ou não?

Se no passado,foi melhor ou pior, pouco interessa, qual o objectivo do dr. Manuel Ramos, quando dedica tanto tempo ao PS e tão pouco a debater a atitude da presidenta.

Porque não procura dar força à atitude dos vereadores da oposição que estão finalmente a agir de forma responsável?

Este é um momento decisivo para todo o concelho,procure ser responsável dr. Manuel Ramos.
Quando tiver falta de assunto,peça sugestões, o concelho de Silves, depois de todos estes anos de maioria absoluta do PSD, tem mais casos que o Al Capone.
Quanto à questão inédita das juntas de freguesia preocupar ou não o PS, eu não faço ideia se preocupa, não faço parte desse tipo de discussão,não poderei confirmar .
Posso dizer-lhe que se, de facto, não preocupa, é grave.Essa é uma questão dos vereadores da oposição, que deveria ser um ponto de honra nas negociações do orçamento.
A união da oposição é fundamental, isso posso garantir e confirmar, todas as restantes leituras que o sr. possa fazder do meu comentário, são produto das suas necessidades.
Lamento muito a sua atitude.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior, o ex vereador está a tentar retirar a atenção do que é essencial, a conduta da presidente da câmara.
Essa sra, prefere demitir-se a negociar com a oposição e pelo que lemos neste blog até parece que a culpa é do PS.
Está a proteger a presidente sr. Manuel Ramos, isto não é coisa que se faça.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior, o ex vereador está a tentar retirar a atenção do que é essencial, a conduta da presidente da câmara.
Essa sra, prefere demitir-se a negociar com a oposição e pelo que lemos neste blog até parece que a culpa é do PS.
Está a proteger a presidente sr. Manuel Ramos, isto não é coisa que se faça.

Anónimo disse...

Está a proteger a presidente da C.M.S., está a tornar-se evidente demais.
Uma vergonha, sr. ex vereador.
Diga-nos o que pensa em relação à manifestação à porta da C.M.S..
São estas atitudes que tem ditado os destinos deste concelho.Ignoradas por si em prejuizo da oposição.
É altura de estarem unidos contra o inimigo comum do concelho de Silves,o PSD.

Manuel Ramos disse...

Proteger a senhora presidente foi a minha preocupação ao longo destes cinco anos, neste e no meu outro blogue. Sou até pago para isso!
Por favor, não digam disparates....
Quanto à união da oposição, o PS deu o exemplo algumas horas após as últimas eleições com o episódio da constituição dos executivos das freguesias de Messines e Silves. E quem não sabe, pergunte à Drª Lisete Romão...

Anónimo disse...

Eu não sei, nem quero saber.
É pago para isso??
Faça bom proveito, mas não insulte quem aqui vem à procura de uma tomada de posição da vereadora Rosa Palma e só encontra este "lavar de roupa suja".
A CDU do concelho de Silves está muito distante da população, e se tudo o que tem para dizer são este tipo de disparates mais vale estar sossegado,sr. dr.

Nortadas disse...

E quem não sabe pergunte à dra. Lisete Romão...
Quer que perguntemos também alguma coisa à Isabel Soares?
Depois pomos os meninos de castigo, de quem foi o primeiro insulto?
Ora, dr. Manuel Ramos, não insulte o povo, olhe que o inimigo é o PSD, não esteja a compactuar com a presidenta na permanente campanha para desviar as atenções da população do que é essencial.
Lamentável a sua atitude, quanto às suas intenções, estão bem evidentes...

Manuel Ramos disse...

Tinha dado a conversa por acabada, mas para quem tanto pugna pela união da Oposição, ainda que neste meu blogue insista em especular quanto às subliminares intenções do que livremente expresso como cidadão, reservo uma última sugestão: atente na divisão que vai por esse seu partido, e que é culpa minha e de Isabel Soares, por certo na sua opinião e, enfim, navegue por outros lugares se deste não gosta. Como diz o povo: quem está mal muda-se.
E já agora, mais uma em defesa de Isabel Soares: não escreva «presidenta», parece mal, já que a palavra não existe!
Passe bem!

Nortadas disse...

Continua dr. Manuel Ramos a tirar conclusões de acordo com as suas necessidades, está muito longe da realidade.
Não são os partidos que estão aqui em causa,é o orçamento da C.M.S..
Toda a sua conduta tem o irresponsável objectivo de desviar as atenções da população do que é essencial.
Ficava-lhe melhor ter dado a conversa por terminada, as suas observações não acrescentaram nada de positivo, só comprovam a pobreza das suas intenções, que em momento algum significam a defesa dos interesses da população do concelho de Silves.
Venho sempre visitar o seu blog, continuarei a vir, vale no minimo para saber como estão a ser conduzidas as questões, no concelho de Silves, pela força politica com que mais me identifico.
Confesso que a decepção é muito grande.
Partidos, não tenho, não sou "pássaro de gaiola".