14.4.09

Não somos só nós que dizemos. É a CTOC, a Câmara oficial dos oficiais de contas

Mais uma vez, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses respeitante ao ano de 2007 é revelador do estado das finanças da autarquia silvense àquela data.
Silves é a autarquia portuguesa com menor grau de execução da receita cobrada, relativamente à receita liquidada (pg. 57) e obtém um 12º lugar na falta de liquidez.
Por mim confrontada com a pouco simpática análise feita pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, Isabel Soares, a nossa presidente, disse que isso era passado e agora é diferente, o que é, aliás, resposta habitual. O problema é que tudo está na mesma, ainda que, e infelizmente, isso só a CTOC vá revelar em 2011! Na altura, quando confrontada com números semelhantes aos agora divulgados, falava em "politiquice" da Oposição. E irá continuar a falar. Sempre para a frente, marchar, marchar...Vozes de burro (leia-se Oposição) não chegam ao Céu!

5 comentários:

Tânia Mealha disse...

Como sempre a Dra. Isabel Soares sabe que o mundo vive mais de aparências do que o que seria de desejar. e tenta sempre passar uma imagem de seriedade. Ora isso é facto social (Durkheim) do qual esta admnistração não é exemplo. Como já sabemos a CMS esteve em falência técnica. Agora entram os milhões do empréstimo, gasta o dinheiro em campanhas de marketing, faz umas lavagens de imagem, quiçá pode ganhar as eleições, mas depois há-de dizer que deixou obra feita, e que as dívidas que forem herdadas foram todas contraídas em mandatos posteriores aos seus. Sim! Porque já não pode dizer que vieram de trás, como o próprio Prf. Cavaco Silva já explicou ao País inúmeras vezes.

Paulo Silva disse...

Caro Manuel Ramos,

Deduzo que a Margarida Ramos seja a sua filha... se assim é agradeça-lhe ter-me "puxado as orelhas" no texto da petição. Se não fosse ela não me tinha dado ao trabalho de arranjar uma maneira do site aceitar o português. É por estas e por outras que não devemos ficar calados. Sai ao pai... heheeh.

Quim disse...

Talvez o relatório peque por defeito e daí venha o motivo da satisfação da senhora.
Desculpa-me a ignorância, o primeiro classificado é Silves com 30,94% e o segundo Vila da Praia da Vitória com 78,46%.
Não percebo nada de economia nem contabilidade mas parece-me que este primeiro lugar é bem destacado da "concorrência".
O que é que significa a frase: "menor grau de execução da receita cobrada, relativamente à receita liquidada".

Marat disse...

Porquê é que não há um post sobre a Assembleia Municipal de Armação de Pêra??? Porque é que não há um post sobre o que lá se passou??

Será pedir muito ao Sr. Vereador publicar no seu blog um post sobre esse assunto tão escaldante? É que, por vezes, dá sensação que o Sr. Vereador só se indigna e só luta por Silves e as outras freguesias ficam esquecidas!!! Não se esqueça que os munícipes que não residem em Silves também votaram em si, então defenda-os também contra o poder opressor da Dr.ª Soares...

Manuel Ramos disse...

Em resposta aos vários comentadores:
Começo pelo Paulo Silva: não é minha filha, é minha mulher. E claro, sai ao marido!!
Ao Quim: o grau de execução da receita relaciona os montantes das cobranças com a receita prevista no orçamento, sendo que face à obrigatoriedade de existir equilíbrio de caixa, o grau de execução de despesa estará sempre dependente do grau de execução da receita. Em resumo, o que se prevê nos orçamentos municipais quanto à receita que se pretende arrecadar é puramente virtual face ao que é efectivamente arrecadado. Neste e noutros aspectos, os números dos sucessivos orçamentos desta maioria PSD são puramente virtuais. Não temos dito outra coisa, nas sucessivas críticas em sede de discussão do orçamento ou apreciação das contas de gerência.
Ao Marat: que é impetuoso quanto o seu homónimo e sem saber do que fala. Em primeiro lugar, e em relação à acusação de não publicar nada sobra a referida assembleia, isso não é verdade. Provavelmente alguns só souberam da sua realização porque aqui a anunciei; depois, nada escrevi porque não estive presente, não costumo escrever sobre o que não sei directamente, não costumo comentar as assembleias municipais e, acrescento, porque estive desde quarta-feira passada no estrangeiro. Como vê, razões de sobra que tudo explicam, menos a sua impetuosa investida sobre alguém que não tem, creio eu, a obrigação de tudo aqui comentar. Quanto à acusação de que posso dar maior destaque a assuntos que respeitem à freguesia de Silves, acho que anteriormente já lhe expliquei os motivos, dando-lhe até razão. Mas alguma coisa já disse e informei sobre Armação e as outras freguesias e, depois, como costumo dizer, também há vida (ou política activa) para além do blogue!