12.6.09

De promessas está o inferno cheio


Ou, gato escaldado de água fria tem medo.

É o que nos sugere o artigo e o título do Barlavento on-line: "Obra do desassoreamento do rio Arade vai ser adjudicada este mês".

Primeiro, não é a obra de dessassoreamento que é adjudicada. É o projecto de execução, o caderno de encargos e outras peças processuais. Vejam aqui.

Segundo, só este primeiro estudo (já muitos outros foram feitos nestas duas décadas!) vai levar mais 6 meses e custa uns módicos 200 000€, a somar aos já gastos em projectos e EIA (impactes ambientais).

A manter o orçamento da obra em cerca de 800 000 contos como estava previsto, pouco mais se gastará no dessassoreamento do que gastou a concelhia do PSD na apanha da minhoca há dois anos (ironia minha, bem entendido). Gastar-se-á o dinheiro em estudos preliminares. Ganham os mesmos, à conta dos mesmos!

Depois ainda virá o concurso para a execução. São outros mil, diria o povo, e talvez já lá nem esteja o PS e a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Vitorino, que em Novembro de 2006, garantia que a obra ía avançar dentro de meses.

Aliás, já nem me admiram estes anúncios em períodos pré-eleitorais. Sobre eles (2001, 2005) já escrevi anteriormente.

A caça aos gambuzinos está oficialmente aberta. Porém, a técnica vai perdendo eficácia. Mais uma vez, como diz o povo, "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo".

Já agora, para quem quiser relembrar um pouco da história deste tão desejado projecto, agora com vinte e quatro anos, leia este trabalho de 2002 da autoria do Dr. Francisco Martins.

4 comentários:

Anónimo disse...

SR Vereador
Solicitava-lhe que publicasse as Actas de Vereação, as que estão disponíveis no sítio da Câmara Municipal datam de Junho de 2008.
Nuno Santos

Manuel Ramos disse...

É verdade. Houve aqui culpas repartidas da minha parte e da CMS, embora com diferentes responsabilidades. Eu, porque apesar de ter cópias das actas entre Abril e inícios de Outubro de 2008, não as publiquei. E por uma razão: pensei que o renovado site da CMS começasse finalmente a fazê-lo, como aliás "ameaçou" e porque é considerável o trabalho que a publicação das actas neste blogue necessita (questões técnicas); mas sobretudo do executivo permanente da CMS que não tem como prioritário esse assunto, nem para os munícipes, nem mesmo para os vereadores! Ao contrário do que a lei prescreve não recebo cópia das actas camarárias desde Novembro de 2008!! Isto é normal??
Enfim, mas se necessitar de consultar alguma acta entre Abril e finais de Outubro de 2008, faça-me saber para o meu endereço de e-mail. Terei todo o gosto em enviá-la.

Anónimo disse...

Ex.mos Senhores,

Para os devidos efeitos, somos a informar, que Francisco Louçã, Coordenador da Comissão Política Nacional do Bloco de Esquerda, estará em Armação de Pêra, amanhã, dia 23, pelas 19h30, observando "in loco" a construção do polémico "Apoio de Praia" e reunindo com a Associação de Amigos de Armação de Pêra.

Gratos pela atenção dispensada, endereçamos os nosos melhores cumprimentos,

Carlos Cabrita,
Núcleo de Silves do BE

Manuel Ramos disse...

Licenças e taxas de publicidade no Blogue do Vereador serão em breve divulgadas!!