28.4.07

Espaço Informativo

Havendo algumas novidades, venho compartilhá-las:
- Habitantes de Pêra querem rotunda na EN 125, é notícia no Barlavento on-line (27.04.2007);
- Perspectivas de Silves, Concurso de Fotografia Digital e Analógica (28 de Abril, 19 de Maio, 09 e 30 de Junho de 2007)
- São Bartolomeu de Messines acolhe Festival de Música em 30 de Abril e 1 de Maio, no Região Sul on-line (24.04.2007).
- Bloco de Esquerda promove convívio/passeio integrado nas Comemorações do 25 de Abril (ver programa);
- Alta tensão provoca manifestação na câmara de Silves, no Observatório do Algarve (27.04.2007) e no Barlavento on-line;
- Silves ameaça cortar estradas contra linha de alta tensão, no Diário de Notícias on-line (28.04.2007).



Sobre este último assunto deixo-vos ficar duas imagens que dão uma ideia aproximada, friso, só aproximada, da proposta em que insiste a REN e que, muito justamente indigna os habitantes de Vale de Fuzeiros. Mais, segundo me parece, o impacto ainda será maior do lado dos Gregórios e do alto da Cumeada, lugares de vistas privilegiadas, sem esquecer a zona de Casa Queimada.

Mas em relação a este assunto ainda há mais. Na reunião ordinária da Assembleia Municipal de ontem à noite (não se passou do ponto 3.3., relativo ao assunto do traçado da linha de alta tensão), debaixo do fogo cerrado da Oposição e dos moradores de Vale Fuzeiros, Isabel Soares acabou por admitir as responsabilidades do executivo na má condução do assunto, embora ainda tentasse sacudir responsabilidades para cima dos técnicos, o que não conseguiu. Ficou muito mal no retrato o vereador Rogério Pinto, aquele que, sabendo em primeiro lugar (13 de Julho de 2006) da abertura do Estudo de Impacte Ambiental à consulta pública, não entendeu logo a necessidade de reclamação sobre este traçado, já nem referindo a comunicação do assunto (para que serve afinal o Gabinete de Imprensa?). Aliás, considero que, havendo uma consulta pública sobre um Estudo de Impacte Ambiental em zona concelhia, é dever moral e político da autarquia ser a primeira a dar opinião fundamentada, num sentido ou noutro. Também não é todos os dias que temos obras importantes que envolvam EIA...e a autarquia (política e tecnicamente) deve ser a primeira a pronunciar-se, não acham?

P.S.- E já agora, deixo-vos com a Nota de Imprensa que a CDU/Silves realizou a propósito.

7 comentários:

Anónimo disse...

Atendendo á minha priveligiada condição, venho dizer-vos que já sabia que a responsabilidade era dela e do seu séquito de incompetentes.

Aproveito para reafirmar que ela é a primeira responsável por tudo o que de bom ou mau tem sido feito.

Até é responsável por omissão.
Lince de Silves

Anónimo disse...

Só tenho dificuldade em perceber uma coisa. Como é que essa senhora que diz ser presidente ainda continua a governar o destino do nosso concelho.

Anónimo disse...

Não fui a Assembleia Municipal, mas segundo o que me contaram não perdi nada. Os nossos políticos durante 1 hora tentaram culpabilizar a Presidente de que agiu mal. E a Presidente a tentar escapar. Mas quando chegaram á parte de arranjar solução… Impressionante a conclusão, dos nossos políticos, NADA.
Afinal os políticos da oposição só sabem fazer uma coisa, tentar mostrar que os outros procederam mal, mas quando é arranjar soluções ainda são piores que a Presidente.
Porque será que a oposição não chegou a Assembleia com soluções, ai sim mostravam à Srª Presidente que eram competentes, que tinham alternativas. Podem sempre dizer de modo a saírem bem, que só ontem é que souberam a verdade toda. Pois é verdade, mas tinha a noite e o dia para arranjar solução.
Por isso continue a pensar da mesma forma “ tudo farinha do mesmo saco” Não temos políticos em Silves com soluções para os problemas.
Joaquim Santos

Manuel Ramos disse...

Senhor Joaquim Santos,
O senhor é mesmo do contra, não hajam dúvidas. O que é que queria que a Oposição fizesse? Milagres? A asneira, a incompetência está feita e têm que ser responsabilizados os responsáveis por ela. Ou não? Fazem-se umas atrás das outras e ninguém é culpado? A Oposição não é o INEM? Cabe à autarquia encontrar as soluções para o problema que só ela criou. Mas o senhor não esteve lá, para ver que enquanto a Oposição alvitrou algumas hipóteses para a solução do problema, uma delas aliás aprovada, a bancada PSD não disse uma palavra. Sobre este assunto não houve uma única intervenção.

Anónimo disse...

Exº Srº Manuel Ramos
Realmente não estive lá por muita pena minha.
Não sou do contra, apenas pensava que o trabalho da oposição era arranjar alternativas ao poder eleito. Peço desculpa por me ter enganado. Afinal confirmo aquilo que disse, o trabalho da oposição é apenas criticar.
Se o Srº não fosse político votava em pessoas que não tem solução para os seus eleitores e apenas tem criticas para os que governa?
O PSD não apresentar solução … mas isso e normal, das vezes que lá fui a bancada ou faz uma retórica do reino das maravilhas que é corta pelo Presidente da Assembleia ou então fazem uma secção de aeróbia (levanta e baixa o braço)
Se o Srº esteve lá também pode confirmar que a oposição chegou a perguntar a Srª Presidente “ o que podemos fazer (votar) para solucionar este problema.” E segundo parece deixaram o caso entregue a Srª Presidente.
Se não for muito incomodo qual é a sua solução para resolver esta questão ?
Obrigado
Joaquim Santos

Manuel Ramos disse...

Se me permite, e na minha modesta opinião, engana-se se pensa que a Oposição agora deve apresentar remédios para as asneiras permanentes deste Executivo PSD. O que tem a fazer é de lá os arredar, e o mais rapidamente possivel, a bem deste concelho. Não há outro remédio. O autismo é total, e tudo o que se diga, só serve para que se faça exactamente o contrário. Só porque a proposta veio de quem veio. Falo por experiência própria. Quanto a este caso, chegados ao ponto em que chegámos, manietada que está a Câmara pelas "burradas" que cometeu,a única solução reside na determinação dos moradores e de quem com eles esteja para demover, pela sua luta, não a REN, mas instâncias bem mais importantes, já no governo. Não vejo outra saída.

Anónimo disse...

Exº Srº
Peço desculpa de estar a ser muito interventivo e a manter dialogo. Referente ao seu Post anterior apenas quero referir que a Srª Presidente foi eleita democraticamente pelo Povo e ele e sobrando. Se fez uma má escolha pois nas próximas eleições vai dizer de sua Justiça. Se a Presidente estar a cometer algum ilícito então cabe a justiça proceder ao cumprimento da Lei
Referente ao seu ponto de vista em relação ao ser oposição, pois respeito a sua postura. Mas a minha é mais virada para a resolução dos problemas das pessoas, e isso está acima de guerras partidárias.
Um bom dia de Maio
Joaquim Santos