16.2.08

Espaço Informativo

- Ecovia do Litoral: um parto difícil.
- Entre 17 e 19 de Março,
Workshop de Fotografia em Silves.
-
Tertúlias de Café em Silves.
- E ainda, para os que sabem inglês, e se interessam por Armação de Pêra, recomendo vivamente a notícia do "The Resident" sob o título Armação de Pêra to receive boost.
P.S. (17.2.2008) - Actualizo este espaço informativo com a notícia Faltam verbas para salvar a Sé (vejam também no Saco dos Desabafos) e com a ligação para o Resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental da Linha de Muito Alta Tensão que ligará S. Bartolomeu de Messines a Tunes, e posteriormente à sub-estação de Tavira e a Espanha.
Em consulta pública entre 12 de Fevereiro e 4 de Abril de 2008 (nos serviços da CMS e na Junta de Messines, e nas outras autarquias atravessadas), espera-se que agora - tal como recomendei anteriormente em reunião de Câmara (que todos os EIA respeitantes ao concelho sejam avaliados pelos serviços técnicos camarários e haja obrigatória pronúncia destes em sede de consulta pública)-, a CMS não se alheie do processo para não voltarmos a reviver um caso Vale Fuzeiros II.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sobre a reflorestação da Mata Nacional, não de Silves mas sim da Herdade da Parra, corrige-se que o incêndio, erradamente referido em 2005, ocorreu de facto em 2003. O projecto da autoria da Direcção Geral dos Recursos Florestais/Algarve, é uma mais valia. O tipo de mobilização de solo, pioneiro em Portugal pela utilização de máquinas inovadoras que mantêm as condições ecológicas e de protecção do solo e flora autoctone são um exemplo a seguir sobre uma boa instalação de povoamentos florestais, ao contrário da armação de solo em terraços, em declives superiores a 25%. O concelho de Silves deverá ter orgulho que este tipo de projectos, unicos no país, sejam aplicados na sua área geográfica, e que mais "Carmins" apostem na floresta do Algarve. Bem haja Carmim e Floresta Bem Cuidada.

Manuel Ramos disse...

Agradeço as correcções à notícia, e às virtualidades deste projecto, embora não tenha entendido a referência final a "Carmins"!!

Anónimo disse...

Caro Manuel Ramos

Carmim é a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, e quando refiro o termo Carmins remeto para que este bom exemplo sirva de referência a outras entidades que invistam em acções identicas. É pena que a Serra de Silves esteja votada a um certo abandono e que o seu valioso potencial ambiental não sirva os interesses da comunidade Silvense mas sim de alguns lobbis que são alheios aos Silvenses.

Bem haja.

Manuel Ramos disse...

Agradeço o esclarecimento quanto a "Carmins" mas agora fiquei curioso quanto aos "lobbies que são alheios aos silvenses".
Pode esclarecer?