28.5.08

Geração preocupada

Filipa Félix, Joana Dias e Liliana Costa, assim como a Profª Paula Torres que orientou estas alunas da Escola Secundária de Silves, estão de parabéns. Realizaram um bom e sustentado trabalho sobre a realidade económico/social e a capacidade de inovação da cidade de Silves que hoje apresentaram no auditório da Fissul, no âmbito do VIII Fórum de Educação e Desporto que ali decorre até ao dia 1 de Junho. Pena foi a falta de público, sobretudo do público jovem sobre o qual se falou, e de alguns responsáveis políticos, da imprensa, enfim, de muitos, já que não é todos os dias que jovens apresentam um valioso trabalho de inquérito e investigação procurando respostas para a premente pergunta:
Que futuro para os jovens em Silves?
Frente a um painel de convidados (vice-presidente da CMS, Dr. Rogério Pinto, Prof. João Mourinho, presidente da Escola Secundária de Silves, Eng. Flores e Drª Vera do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o presidente da Junta de Freguesia Mário Godinho e eu, penso que enquanto membro da Oposição) apresentaram o seu trabalho, sob o título "Cidades Criativas - Economia e Inovação" que adiante publico e vos apresento com a sua autorização, e fizeram perguntas ao painel que renderam uma proveitosa discussão que se alargou ao público presente.
Fica assim o agradecimento aos já referidos, e o trabalho realizado que, espero eu, tenha o maior sucesso no concurso "Cidades Criativas 2007-2008"!.

E ainda a ligação para a página que a turma destas alunas mantêm na Net sobre o assunto: http://criaxelb12n2.blogs.sapo.pt

Não termino sem antes referir outra importante conquista dos alunos do 12º ano da Escola Secundária de Silves. A atribuição do prémio nacional para o programa "Escola Alerta 2007-08" com o trabalho “Passo a Passo sem Barreiras nem Rasteiras”. Estes alunos da ESSilves não param de ganhar prémios...!

P.S. - E para que conste, e para que todos possam beneficiar do trabalho de pesquisa e inquérito que os mais jovens estão fazendo nas escolas, sobre a cidade que nós, os mais velhos, lhes oferecemos, aqui fica a ligação para outros: Sociedade em Silves, Ciência e Tecnologia em Silves, Acessibilidades em Silves, Cultura em Silves e Ambiente em Silves. Obrigado a eles!


1 comentário:

Anónimo disse...

UM FUTURO NEGRO.
Com a intensa política para a juventude que tem sido criada ao longo dos anos, reserva-se aos jovens de Silves, desemprego, toxicodependencia, marginalidade.
Aos inteligentes mudarem de concelho.
Numa percentagem minima um futuro melhor, para os filhos de pais presentes e com a sorte de terem alguns professores que lhes transmitem conhecimentos, que também infelizmente são raros os casos.