30.5.08

Nova taça para a gestão autárquica de Isabel Soares

Não é nada que não fosse, infelizmente, do nosso conhecimento. Agora, que fosse Silves o concelho do país, com largo distanciamento (mais de 3 anos!), o pior no ranking nacional no que diz respeito a prazos de pagamentos a fornecedores no final de 2007, três vezes pior do que Lisboa...isso é uma péssima notícia, e não sou eu que a dou. É a Direcção-Geral das Autarquias Locais com números que a autarquia lhe forneceu. Mas que tenho dever de divulgar, para que todos saibam quem verdadeiramente fala verdade, e debalde, tem tentado fazer-se ouvir, mais alto que a propaganda oficial (para outra opinião, em sentido idêntico - não tenho outras, por enquanto - veja-se também o Penedo Grande). Mais uma vez aí temos, um record para o Guiness, também já divulgado pelo Jornal de Notícias, e que a Voz de Silves por certo ignorará. Como poderá alguém, enquanto fornecedor de serviços ou bens, sobreviver a tal violência (e ilegalidade, também o é)??

É esta a cultura de cumprimento que grassa, é esta a política de apoio ao desenvolvimento económico local do PIS (Partido de Isabel Soares)?

E aproveito a ocasião para dar algumas novidades, entretanto divulgadas na imprensa:

- Isabel Soares ilibada, é o título da notícia do Observatório do Algarve, sobre o caso que opôs a CMS à Sociedade de Instrução e Recreio de S. Marcos da Serra. Se a justiça é mesmo cega, surda e muda, como dizem, tenho que dar, neste caso, a mão à palmatória.

- Empresários salvam Sé de Silves da ruína, é notícia no Barlavento, para vergonha deste Governo que não cumpriu com os seus deveres legais.

- Também no Barlavento, a notícia da chegada da imagem de Nª Srª de Fátima a Silves no dia 31 de Maio.

- No Região Sul, a aguardada notícia da integração do Museu Municipal de Arqueologia na Rede de Museus do Algarve.

- No dia 8 de Junho, a ExtremoSul organiza a 2ª edição do "Caiaque Ride" na Barragem do Funcho, como noticia o Barlavento.

- Finalmente, e para quem gosta de música, mais uma vez, temos programa no Café Inglês, em Silves:
Sábado, 31 Maio, às 20h30
Johan Zachrisson (Suécia) & Raimund Engelhardt (Alemanha) em concerto que faz mistura de sonoridades da música cigana dos Balcâs com sonoridades indianas.

Domingo, 1 Junho, às 15h
Cristina Afonso BandJazz, blues & ballads
E, sobretudo para os mais jovens, mas também para aqueles que nem tanto, podem visitar o Fórum de Educação e Desporto na Fissul, até domingo, porque vale a pena.
Sempre há algo que vale a pena, quando a alma não é pequena...
P.S. - Entretanto, já temos a reacção da Presidente às notícias que saíram sobre a vergonhosa situação de Silves no que respeita ao PMP (Prazo Médio de Pagamento) a fornecedores, empreiteiros e instituições. A do costume, para variar. Que a informação está desactualizada, tudo já foi resolvido e o prazo agora é de cerca de 400 dias. Um bonito prazo, ainda assim. Mas não cremos, e de aqui a um ano, por altura do novo relatório, mesmo com empréstimo realizado, veremos quais são os números.
Mas como não temos memória curta, relembramos aqui o que disse a recém-empossada presidente há dez anos atrás, quando manifestava a sua preocupação por uma dívida herdada que era só 9 vezes mais pequena do que a que existe agora e totalmente coberta com transferências que se aguardavam e já no seu mandato recebeu!
Admitindo, ainda assim, os 400 dias de prazo médio, isso nunca seria bandeira que se apresentasse, houvesse vergonha: vejam o comparativo feito pela AlgarveFM entre as autarquias algarvias.
P.S.(2)- Afinal já não os 400 dias de atraso (ver notícia acima do Observatório do Algarve com reacção da Presidente), são 485, afinal quem tem a culpa foi quem fez estas contas, já que fazendo-as sobre 2007 deviam ter tido em conta interpretações da Resolução do Conselho de Ministros já de Fevereiro deste ano (!), as outras autarquias estão a dar informações erradas e nós não, admitimos que essa foi a situação em 2007 mas que deve ser contextualizada com a Conta de Gerência do mesmo ano (mas esta não reflecte esse mesmo ano?), enfim, uma trapalhada monumental que se resume em três simples adágios:
1. Sacudir a água do capote;
2. Desculpas de mau pagador;
3. Quanto mais falas, mais te enterras.
Já o disse, e repito, não acredito. Mas mesmo que academicamente o admitisse, não altera em nada a situação existente. 485 dias continuam a dar direito, senão à taça nacional, pelo menos à regional, já que pior que a de Faro, cuja situação financeira é bem conhecida. E sempre são 21,5 milhões de euros de passivo de curto prazo (conta de gerência de 2007 dixit). Nem uma coisa, nem outra são referidas na notícia do Barlavento, embora o mais grave seja realmente o facto de se invocar a referida Resolução do Conselho de Ministros de 22 de Fevereiro passado sobre uma avaliação realizada em 2007.

4 comentários:

Anónimo disse...

Em nome da transparência gostaria que os dados entregues pelas Autarquias Locais à DGAA fossem relacionados com as Contas de Gerência enviadas ao Tribunal de Contas.
Se não for assim, como explicar que o Município de Lisboa que ultrapassa todos os limites legais, seja de endividamento líquido, despesas com o pessoal, etc., tem um prazo médio de pagamento de 352 dias ou então o Município de Gondomar que, por milagre, passou de um prazo médio de pagamento de 629 dias para 44 dias.

Anónimo disse...

Um pequeno alerta ao Sr. Vereador.
O texto sobre a nova lei onde menciona os alugueres de contador altera várias coisas, não é só a taxa de aluguer.
E as tarifas fixas do saneamento e resíduos sólidos?
Pergunte a um jurista se com a nova lei estas 2 taxas são legais ou não.?
Eu digo NÃO.

José

Anónimo disse...

Sr. Vereador, obrigada por trazer a público esta informação sobre o PMP. Sabíamos que a situação era grave (embora não se note, porque dinheirinho para festas ainda não falta!)... Parece-me que com estes prazos de pagamento deve ser difícil encontrar quem queira trabalhar com a CMS.
Ninguém pode fazer nada? Também me parece que não.
A Srª Presidente tem em relação a Silves o mesmo comportamento de alguns pais. Passo a explicar: os pais são trabalhadores normais, ganham mal e porcamente. Têm filhos na escola que querem ter a camisola billabonga (passo a publicidade), as calças rotas (que custam uma fortuna) e as outras coisas de marca igualmente caras e só para alguns bolsos. E os pais esmifram-se, puxam do cartão de crédito porque os seus filhotes não são menos do que os outros.E vá de vestir o/a menino/a com aquelas "coisitas". Por outras palavras, fazem de conta que são o que não são... e depois é que são elas... Sim, porque os créditos não ficam por mãos alheias!
Assim é Silves. Faz de conta que tem dinheiro ... A presidente esticou o pezinho para além do lençol e o resultado aqui está! Depois de ler a reacção da Presidente (eu até acho que ela se acha objecto de uma cabala!) gostaria que ela passasse por algumas casas particulares para fazer o mesmo milagre.... A Rainha Santa transformou o pão em rosas a nossa (deve ser por causa do nome) transforma divídas em dividazinhas... E o povão acredita... Vai ver se ela não chora baba e ranho ... "Malandros, isto é uma cabala contra mim, queridos velhinhos do concelho de Silves"
Temo que o futuro esteja deveras comprometido... Na próxima década o que estará reservado a este belo concelho?

Antónia

Anónimo disse...

Com a anedota que temos à frente da Autarquia que outra coisa seria de esperar.
Sig'o baile!